Apesar de não gostar do termo postagens, o usamos aqui para identificar a página que lista os últimas artigos para web que foram escrito para este site.

Os artigos aqui postados quando tendo o nome de Carlos Delfino, é de inteira responsabilidade deste autor, porém alguns arigos podem ser copiados, com a devida autorização, de outros sites ou escrito por amigos especialmente para este site, neste caso, compartilha-se com o autor original da ideia expostas mas não se toma como responsável pelo que foi escrito e por sua originalidade o proprietário do site.

Estes artigos não tem cunho acadêmico ou jornalístico, mas podem vir a ser base ou baseados de alguma publicação acadêmica que participamos.

O uso da primeira pessoa no plural, visa dar imparcialidade nas publicações e evitar que ocorra no erro de tomar como sendo exclusivamente do propriedade do site a criação da ideia, muitas vezes amadurecida em diálogos e observações com outros colegas e amigos. Mesmo que estes não concordem com o exposto, mas participaram de alguma forma na construção da ideia e conhecimento, o que os não torna portanto coniventes com o exposto.

Abaixo estão listados os últimos artigos que foram escritos, para ver esta listagem por categorias ou tags clique no respectivo link.

Singleton - Padrões de Projeto em JavaScript

Este post estreia uma série de posts sobre padrões de projeto na linguagem JavaScript, estes posts são baseados diretamente no livro “Mastering JavaScript Design Patterns”, escrito por Simon Timms e publicado pela Packt Publishing, entre outros especializados no assunto.

Alex Martelli

Alex Martelli cunhou o termo Duck Typing em 2000.

<a href="http://carlosdelfino.eti.br/programacao/mobile/nativescript/entendendo_o_diretorio_hooks_no_nativescript/" title="Entendendo o Diretório "hooks"" class="post-teaser"> teaser </a>

Entendendo o Diretório "hooks"

Artigo sendo escrito.

<a href="http://carlosdelfino.eti.br/programacao/mobile/nativescript/entendendo_o_diretorio_app_no_nativescript/" title="Entendendo o Diretório "app"" class="post-teaser"> teaser </a>

Entendendo o Diretório "app"

Precisamos compreender bem dois diretórios que compõem nosso projeto, além da estrutura como um todo. Veremos neste post o diretório app que contem nosso código e parametros importantes para cada plataforma.

Meu Primeiro Código Com o NativeScript

Veremos aqui como criar nossa primeira aplicação usando o NativeScript. Lembre-se para ter sucesso nestes passos, você precisar ter o NodeJS instalado e acessível.

O que é NativeScript e por onde começar?

NativeScript, um Framework que permite desenvolver aplicações multiplataforma, como dispositivos moveis, e outros baseados em Android, iOS e futuramente WindowsCE.

Criando componentes no Fritzing

O Frizing é um dos softwares mais simples para se criar componentes, ele permite crianças, hobbistas e até profissionais criar projetos de PCBs rapidamente e de forma muito prática.

Apresentação da ARM

Do que se trata o nome ARM? é uma empresa, um produto ou apenas um nome fantasia?

Primeiros Passos com o QEMU, fase 2 - Passo 1

Vamos agora entrar na fase 2, que é usar o QEMU compilado por nós e fazer alguns testes básicos de criação de imagem de ambientes com e sem sistema operacional instalado.

Primeiros Passos com o QEMU, Passo 10

Pixman é importante para o QEMU para manipular de pixels em imagens, fornecendo recursos para composição e rasterização de trapezoides.

Primeiros Passos com o QEMU, Passo 9

SDL de Simple DirectMedia Layer no inglês, é uma biblioteca cross-plataforma que permite o desenvolvimento de aplicações que acessam diretamente o hardware como áudio keyboard, mouse, joystick e gráficos via OpenGL ou Direct3D.

Primeiros Passos com o QEMU, Passo 7

O GLib é uma biblioteca multiplataforma, é uma biblioteca de uso geral que disponibiliza vários tipos de dados, macros, funções para conversão de tipos, utilitários para manipulação de strings e de arquivos, um laço de eventos, além de outras implementações.

Primeiros Passos com o QEMU, Passo 6

Bem, fiz todos os testes necessários para se ter sucesso com o GetText, segui alguns caminhos não foram bons e isso é um aprendizado muito valioso, pois permite entendermos como tudo é feito e como deve realmente ser feito.

Primeiros Passos com o QEMU, Passo 5

Agora iremos obter uma biblioteca muito importante para as duas seguintes, ela é base para LibIconv e GetText. Iremos também compilar já a Libiconv.

Primeiros Passos com o QEMU, Passo 4

Agora vamos compilar a biblioteca zlib, responsável por nos fornecer a API para compactação e descompactação de dados, como usado no ZIP, BZIP e GZip.

Primeiros Passos com o QEMU, Passo 3

Vamos neste passo, compilar nossa primeira biblioteca a LIBFFI responsável por permitir que haja interações entre funções em uma linguagem com outra, isso é expresso pelo seu nome FFI - Foreing Function Interface.

Depurando com Arrays

Qual programa não usa um Array, quase todos não é? e como então fazer para depurar um programa em C ou C++ usando o GDB e imprimir adequadamente o conteúdo de Arrays?

Primeiros Passos com o QEMU, Passo 1

Penso que o maior desafio para um programador C ou C++ é ter todos os ambientes que precisa disponíveis em sua máquina para compilar e testar seus programas, entenda todos os ambientes como múltiplos sistemas operacionais, múltiplas configurações e empacotamentos. Vamos ver então como fazer is...

Recompilando o OpenCV no Linux Ubuntu e Similares para Co...

Nos últimos 5 anos temos tido um grande avanço na visão computacional, carros que detectam pedestres a frente, contadores de bicicleta, sem falar no seu uso na medicina na analise de planetas e imagens telescópicas, onde antes se levavam dias para detectar nos padrões em milhões de imagens, hoje ...

Dizem que Linus Torvalds prefere x86

Recebi esta sexta dia 14 de outubro de 2016 uma postagem alegando que Linus Torvalds prefere a arquitetura x86, claro eu como um amante da arquitetura ARM em especial pelo R de Risc não poderia deixar de ir a fundo nesta história e tentar entender bem porque ele, Linus, prefere o x86, e cheguei q...

Linus Torvalds

Linus Torvalds, Criador do Linux, em especial seu kernel.

Contando Bicicletas

Como construir um contador de ciclistas, ou mesmo um contador de objetos, talvez pessoas em uma passarela, ou quem sabe um contador de carros? Tudo isso em uma caixinha de aproximadamente 10x10 cm, um computador de R$ 200,oo e uma câmera de R$ 40,00?

Cortex-R52 empodera cameras e veículos autonômos

O foco de nosso curso são microcontroladores com base na Arquitetura AVR e com base em microcontroladores que são empoderadoras com processadores de Arquiteturas da família Cortex-M, mas veremos algumas coisas que nos expliquem porque nosso foco não é o Cortex-R e o que são os Microcontroladores ...

JavaScript Eloquente - Aprenda a programar com JavaScript

JavaScript, uma linguagem fabulosa, cheia de recursos e avanços que fazem dela a linguagem mais utilizada nos navegadores, é unanime que JavaScript é a solução para qualquer solução de usabilidade e interatividade em sites.

Porque_deixar_de_usar_o_cygwin

Por muito tempo o Cygwin foi o conjunto de ferramentas que me ofereceu no Windows algo perto do que eu tinha no Linux. Mas devido a algumas dificuldades tenho analisado outras alternativas.

Maquinas_virtuais_para_desenvolvimento_compartilhadas

Instalar o Vagrant não é um trabalho dificil, mas não é somente o que está publicado no site original. No windows, instale primeiro o GIT através deste link, ele é preciso para uso do SSH, você pode também usar o WinSCP, mas com certeza se já pretendo usar o GIT este será a melhor escolha. Agor...

Letras Gregas

Neste post listo as gregas e outros simbolos relevantes para a matemática, e como representa-los em HTML

Eratóstenes

Eratóstenes de Cirene (em grego: Ἐρατοσθένης, transl.: Eratosthéni̱s); Cirene, 276 A.E.C. (Era Comum) — Alexandria, 194 A.E.C. foi um matemático, gramático, poeta, geógrafo, bibliotecário e astrônomo da Grécia Antiga.

Declarando Variáveis no C ou C++

Vamos falar um pouco sobre variáveis no C e C++, parece um assunto já esgotado, mas não é, não só porque há sempre novos profissionais adotando a linguagem, como também porque ainda há profissionais que não se preocupam com a clareza de seu código.

KnuPath Um Processador Neural Neural

Um Processador Neuromorfico cirado especialmente para uso em maquinas de aprendizado e reconhecimento de voz. E que será usado em 5 anos no máximo por sistemas militares.

Duck Typing

O termo “Duck Typing” originou-se da postagem de Alex Martelli no ano de 2000 no “news group” comp.lang.python, onde ele escreveu:

Quanto mais denso, mas rápido

O dia que o homem dominar seguramente a capacidade de se construir um computador que use tecnologia de 1nm estaremos sem dúvida cirando um novo ser capaz de dominar este mundo.

Como Instalar o DIG no Windows

“DIG” vem do inglês Domain Information Groper é uma ferramenta de redes de computadores, utilizada para consultas sobre registros de DNS de um determinado domínio, host ou IP.

Diferenças entre BigEndian, Little Endian e Bit Endianness

Para o iniciante este conceito pode parecer bastante confuso, e até inútil, mas para quem deseja trabalhar com microcontroladores é fundamental seu entendimento. Big Endian ou Little Endian, qual o impacto na transmissão de dados de um sistema para outro, entre o módulo e o microcontrolador?

Jonathan Swift

Jonathan Swift foi um escritor anglo-irlandês.

Introdução as Redes Neurais, Perceptron

Os perceptrons são o tipo de rede neural artificial mais antigo e mais simples, foi idealizado pelo pesquisador Rosenblatt em 1958, ele desejava criar um mecanismo de reconhecimento de padrões geometricos inspirado no funcionamento da retina.

Bjarne Stroustru

Diretor da divisão de tecnologia da Morgan Stanley na cidade de Nova York nos estados unidos, e professor visitante em ciência da computação na Universidade de Columbia.

O que é um Template em C++

Templates um recurso amplamente utilizado em C++, sendo um dos grandes diferenciais da lingaugem. Veremos um pouco de sua história e como pode ser útil até mesmo no desenvolvimento de sistemas embarcados, e quais os mitos envolvidos que faz muitos desenvolvedores evita-lo.

O Mito que impede o uso de templates em sistemas embarcados

Há um mito que diz que o uso de templates causa uma sobrecarga na programação para embarcados, tornando seu código redundante e pesado. Será?, veremos isso neste artigo e convidamos você testar e nos apresentar provas que tal mito é verdade ou não.

Usando STL C++ Lib com o Arduino e Arquiteturas AVR

Diante do amadurecimento de projetos e a demanda de bibliotecas mais avançadas para lidar com coleções de dados e comunicação mais complexa via rede, me deparei com a necessiadde de uso de containers como Vetores e Maps, porém o GCC para AVR não possui a biblioteca padrão de templates que nos per...

Disruption Tolerant Networking, o que é?

Reliable Solar System Internet Connection também conhecido como Disruption Tolerant Network (DTN). A comunicação da terra com qualquer espaçonave é uma missão complexa, envolve amplamente extremas distâncias. Quando o dado transmitido e recebido attravés de milhares a milhões de milhas, o atraso...

Um Estudo Comparativo Sobre SELinux e AppArmor

O estudo comparativo a seguir, é um trabalho relativo a disciplina Administração Unix-Like do curso de Pós Graduação em Administração e Segurança de Sistemas Computacional, este comparativo visa apresentar as diferenças básicas entre as ferramentas, com uma visão superficial de sua arquitetura.

Para que comentários no Site.

Hoje vendo um vídeo no canal “Conhecimento Photo Amaral”, vi que ele optou não permitir comentário e justifica tal prática. Vendo o vídeo da justificativa, resolvi escrever este texto, já que sua justificativa é muito válida e concordo com ela, porém escolho manter tal opção ...

Pierre Lévy

Pierre Lévy é um filosofo da atualidade, de nacionalidade francesa, tem com ] base de sua percepção e reflexão o mundo virtual e cibernético.

Hacker Space ou Hacker Community

Refletindo sobre a experiência de tentar criar um HackerSpace em Minas Gerais, Belo Horizonte, e ao ler o livro “O que é o Virtual?” de Pierre Lévy, somando ao momento que o Hackerspace de Fortaleza está vivendo (ForHacker), resolvi escrever este post.

Arduino ou Genuino Day 2016

Seria muito cedo para medir as consequências da divisão do empresa criadora do Arduino, e a obrigatoriedade das comunidades externas ao Estados Unidos usarem o nome Geunino?

Saberes Desconectados e Coletivos

As mensagens individuais podem ser classificadas segundo uma escala baseada na teoria do saber conectado e destacado.

Arduino Day 2016

Arduino Day no Ceará contará este ano com o Arduino Day Kids, uma versão par crianças.

Mapa Mental a Polidocência

Desenvolvendo e ampliando alguns estudos relativos a “Introdução ao EaD”, desenhei esta primeira versão de um mapa metal, utilizando a UML através de um diagrama de caso de uso adaptado a minhas necessidades.

Device Tree - Iniciando Estudos

Buscando ampliar meus conhecimentos sobre o uso do Linux em Sistemas Embarcados, encontrei um artigo na Communidade ARM (listado na seção fontes abaixo) que fala sobre Device Tree, Então partir em busca de mais conhecimento.

GCC Explorer - Um Compilador Interativo

Qualquer pessoa que se interessa pela programação assembly deve definitivamente conhece a incrível ferramenta chamada “GCC Explorer”, uma ferramenta open source de inspeção assembly. A ferramenta roda em seu navegador e permite a inspeção de código assembly conforme você escreve seu código em C....

DNS para uso livre

Servidores de DNS são responsáveis por converter o nome de um site e domínio um código composto por 4 grupos númericos chamados IP, o endereço IP então é usado para se achar o servidor onde está o conteúdo solicitado, seja pelo navegador, e-mail ou qualquer outro serviço usado na internet.

O Frustrado e o Sábio

Então aquele que viveu tudo que desejou viver em sua vida, disse ao que busca encontrar no mundo seu lugar:

O Estranho

Acho que já contei esta história por aqui. Num momento de convívio social, um pessoa chega perto de mim e diz, você é muito estranho, eu olhei com um olhar simpático para ela e disse, “obrigado, outros já me disseram isso.” Ela continuou sem mudar seu semblante, você está sempre no seu canto,...

O Velho e como servir a obra de Deus

Não há dúvida, na Bíblia está explícito a natureza humana, hoje um dia estranho como muitos outros que não reconheço na atitude da pessoas um traço da presença de Deus.

Meu Ambiente de Programação Java

Eu programo em java a mais de 10 anos, apesar de ter conhecido a linguagem logo que foi idealizada, no tempo que se chamava OAK, quando comprei meu primeiro CD de instalação do Linux, um Slakware...

O Voluntáriado

Segundo definição das Nações Unidas, “o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos…”

Usando Instrução RJMP Para Substituir NOP

Alguns instruções podem vir a ser usadas de forma a simular outras mesmo que fugindo totalmente de seu uso padrão, como neste caso onde RJMP substitui duas instruções NOP quando se deseja reduzir o tamanho de um código!”

Indutores, Construindo o Seu!

Indutores são componentes amplamente usados em circuitos analógicos, em especial receptores ou transmissores de rádio, porém podem ser usados em circuitos para filtragem de sinais, como filtros de bassa faixa, altos e baixos para caixas de som. Neste artigo falarei um pouco sobre a construção de ...

O que é SDR?

Software Defined Radio, uma técnica de última geração que permite a sintonia de rádio atráves de algoritmos computacionais com o mínimo de hardware possível.

Plano de Descontos para Turmas Fechadas

Turmas fechadas ou montadas para grupos especiais seja para empresas ou escolas tem descontos progressivos conforme sugerido nesta tabela, consulte para turmas especiais em escolas particulares do ensino médio

SCO Xenix

Eu iniciei mesmo foi no DOS, mas nasci como profissional no XENIX.

Usar Macros ou Constantes, qual a melhor opção.

Programar para microcontroladores se torna um desafio maior quando a densidade de informações a serem manipuladas (variaveis e constantes) se torna grande, então alguns valores em especiais aqueles que são constantes precisam ser bem alocados para que não se disperdice nenhum espaço.

FTDI Fake vs Original

Como diferenciar um Chip Fake (falso) de um Original? e como solucionar o problema que surgiu depois que a FTDI bloqueou o uso do driver original com chips Fakes (Falsos).

Tradução Livre de um Email do Linux

A mensagem abaixo é uma tradução livre a uma mensagem do Linus, sempre fui fan do linux, porém não conheço bem o Linux, apesar que sei que é talvez de personalidade forte até mesmo porque para fazer o que ele fez no mundo o cara tem que se garantir, mas lamentavelmente seu linguajar para argument...

Lista de Livros sobre Arquitetura ARM

Estou em um processo, quase intenso de estudo sobre a Arquitetura ARM, e para ajudar nos estudos, fiz uma lista de livros que pretendo ler.

O que é IRC e como usa-lo

Eu já usei muito IRC a uns 20 anos atrás, talvez mais, já que quando tinha uns trocado sobrando sempre fazia um interurbano para me conectar na MANDIC BBS com meu super modem de 2400BPS.

Preparando o Ambiente para Estudar o QEMU

O QEMU é um emulador de que nos permite executar códigos desenvolvidos para determinados processadores em outros, por exemplo tendo um código desenvolvido para ARM posso executa-lo em uma maquina i386, porém em muitos casos é preciso o respectivo sistema operacional. Neste estudo estarei propondo...

O Sonho - Madredeus

Os Madredeus são um dos grupos musicais portugueses de maior projecção mundial. A sua música combina influências da música tradicional portuguesa com a música erudita e com a música popular contemporânea.

Haja o Que Ouver - Madredeus

Os Madredeus são um dos grupos musicais portugueses de maior projecção mundial. A sua música combina influências da música tradicional portuguesa com a música erudita e com a música popular contemporânea.

Porque odeio matemática

Essa publicação me foi motivada, durante a leitura do artigo do proessor Edglei, veja na seção abiaxo fontes, o link.

Aprendendo a Programar para ARM com QEMU - O Início

A melhor coisa para quem quer começar a aaprender a programar é ter uma ambiente controlado e que não haja nenhum risco de perda, e não tive dúvida que usar o QEMU para emular os Microcontroladores ARM seriam uma excelente escolha.

A Arte do Balé Se Une a Tecnologia

A arte da dança é algo que exige muitos sacrificos para se atingir a beleza e perfeição, unindo com a tecnologia a Arte toma novas formas e permite sentir os movimentos de forma diferentes

Linguagem, Framework ou Dialeto?

Muitas pessoas dizem que o Arduino tem sua própria linguagem de programação, eu particularmente prefiro chamar de Dialeto, ou apenas um Framework

Vegard Wollan

Co-Inventor do Microcontrolador AVR, Vice President & General Manager of Touch Business Unit at Atmel Corporation

A Patente do Microcontrolador AVR

Toda ideia deve ser patenteada, preservando assim o direito autoral sobre a criação, e definindo como a nova idea deve ser aplicada e evitando assim que seja usada de forma indiscriminada, reservando o direito de se exigir qualquer tipo de ressarcimento quando a ocasião permitir

Meu Aniversário em 2014

Fazer aniversário um evento singular, e muito interessante, se comemora para alguns o fato de se existir aqui, para outros o passar do tempo e mais um etapa da vida passada.

Como manter a segurança de seus sitema

Quando você não é capaz de manter a segurança de seu sistema e o sigilo da informação gerada por ele, restrinja ao máximo todo o acesso que tiver a ele, nunca deixe que ninguém veja seu código, muito menos entenda seu banco de dados e se possível minimize ao máximo o acesso a toda informação sobr...

Grupos que Modero no Facebook e no Google Groups

Eu sou moderador de alguns grupos tanto no Facebook como no Google Groups, a ideia é manter grupos tanto para agregar e pessoas e dar a oportunidade de se construir um network, como também a troca de conhecimentos.

Preparando Seu Ambiente Para Programar Com ARM

Neste artigo vou apresentar os passos que segui para ter sucesso na montagem de meu ambiente de desenvolvimento com o ARM, em especial, usando a placa de aprendizado, SAM4S Xplained.

Fazendo seus próprios Jumpers

Um video prático explicando como fazer seus próprios jumpers para que possa desenvolver seus protótipos, sem fios embolados.

Protocolo DECT

Dect (Digital Enhanced Cordless Telecommunications), é uma norma ETSI muito utilizada em telefones residenciais portais, e também para comunicação digital, atuam na faixa de 1.8Ghz a 1.9Ghz

Open Graph Protocol

O protocolo Open Graph habilita páginas web se tornarem objetos ricos em informações para composição de grafos sociais, é usada pelo faceboo e outros redes para permitir que a página tenha a mesma funcionalidade que qualquer outro objeto de Grafos sociais.

O que é NCM/SH

NCM é abreviação para 'Nomenclatura Comum do MERCOSUL', é um código de 8 digitos que identifica a natureza das mercadorias, criado para promover e facilitar a coleta de estatisticas e crescimento do comercio internacional

Virtual Wire

Virtual Wire é uma biblioteca simples que usam o modulo 433/315Mhz (modulos subgiga), para criar um link de dados entre dois microcontroladores, e apesar de obsoleta ainda é uma das melhores escolha para projetos domésticos ou meso de pequeno porte.

Brincando com o Copo

Quem nunca, em algum momento da vida, não reuniu os amigos para tentar falar com o mundo sobrenatural? Ainda mais usando um copo?

Conceitos de Comunicação

É muito comum ao se iniciar a trabalhar com comunicação entre sistemas, usando principalmente RF confuntir alguns conceitos, como a diferença entre Modulação e Codificação, vamos consolidar um pouco neste artigo o siginficado e diferença entre cada conceito.

Syntax Markdown

Conheça mais detalhes da sintaxe usada com a meta linguagem Markdown

Tabela ASCII

O nome ascii é a breviação para American Standard Code for Information Interchange, foi criada com base no idioma inglês e foi codificada sobre 7 bits, sendo 128 códigos existêntes inicialmente.

C++, o Site

C é uma linguagem muito rica e este site possui toda informação para quem deseja aprender realmente todos os segredos da linguagem independente de compilador e IDE.

Biblioteca Virtual Wire

Biblioteca que permite ao arduino criar um modem usando modulos 433mhz, ou similares.

Biblioteca Encoder

Biblioteca que permite ao arduino monitorar um encoder quadrático de qualquer modelo.

Somos todos diferentes - Filme Completo

O filme conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as a...

Reativando meu Ambiente de desenvolvimento ARM

A algum tempo tenho desejado trabalhar com microcontroladores mais complexos e avançados, além do AVR, não que o AVR não seja avançado, mas o ARM tem um atraivo muito grande por sua grande gama de fabricantes e opções existentes no mercado.

Eleições 2014, Debates

2014, realmente foi marcado talvez por uma das eleições mais assirradas que possamos ter vivido em nosso país para a escolha de nosso presidente, um personagem real que guiará nosso pais parao futuro ou para o passado figuramente falando.

Lógica e Programação para Arduino

O que planejamos para o curso de Lógica e Programação para o Arduino, tudo que é preciso saber para se dominar o Arduino e dar passos maiores.

Hello World ARM

Curso Básico e Introdutório a arquitetura ARM, sua lógica de programaçãom e recursos básicos para os primeiros passos

A Copa do Mundo, Os Investimentos Do Governo, e Nossas Aç...

Estreio este menu onde irei postar meus pensamentos com esta reflexão incompleta que fiz sobre o investimento da copa e as ações do povo e também algumas palavras que fiz. Este texto não é o primeiro, mas é um muitos importantes pensamentos que tenho, e não serão publicados na ordem original.

Integrando Asterisk com Google Speech para uso com Arduino

O Google possui um serviço de reconhecimento da fala, e um complementar que é o de leitura de texto, o primeiro Chamado de Google Speech-to-Text e o segundo chamado de Google Text-to-Speech. Usando os dois serviços podemos obter novas funcionalidades no Asterisk, como a leitura de noticias, dados...

Conceitos relacionados ao uso do Asterisk e VOIP

Em todo contexto de trabalho com TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) temos conceitos que precisam ser assimilados, vejamos neste artigo alguns palavras e conceitos usados no ASTERISK, quais seus significados e relação.

Terrorismo Digital e o Heroismo, para quem?

Saiba que ao curtir uma publicação ou até sendo um amigo, vc se torna de certa forma meu cúmplice, sim para agências de espionagens qualquer conexão mesmo digital pode ser uma conexão suspeita.

Arduino Day 2014

Arduino Day 2014, participe, comermore os 10 anos do Arduino!!!

RC Switch ou VirtualWire qual devo usar?

Qual biblioteca usar? muitos dizem que a RC Switch é a melhor, outros dizem que é a Virtual Wire, porém poucos justificam sua escolha com parametros reais, o que você me diz de sua escolha? use o campo comentários abaixo para apresentar seu argumento.

Usando EEPROM e o Parametro EEMEM

A EEPROM do Arduino é um poderoso recurso que pode ser usado para armazenar parametros de configuração e ajuste entre cada reinicialização do Arduino ou para recuperar o estado antes de uma queda de energia.

O PICDuino

Um Clone Arduino para amantes do PIC, há diversos colegas que falam que preferem o PIC, ainda não tive um argumento que justifique a escolha pelo PIC em relação ao ATMega, nem o contrário, acho que ambos tem suas vantagens.

Artesanato em Tecido e Couro

Você deve estar se perguntando qual a relação de artesanato e Arduino, ainda mais usando Tecido e Couro, vamos acabar matando alguém eletrocutado?

BS

Retorna um caracter, quando em disposivo de entrada, apaga o caracter antes do curso ou sobre o cursor, quando em dispositivo de saida, é usado para sobreescrever o caracter compondo caracteres complexos com o 'à'

BEL

Solicita a emissão de um bib ou algum tipo de sinal sonoro, também pode solicitar a inversão temporária do vídeo, quando não houver algum dispositivo de audio.

ACK

Confirma recebimento, sucesso, e responde ao código ENQ

ENQ

solicita ao terminal que responta, para verificar se está ativo

ETX

Último caracter para envio de uma mensagem de texto, pode também ser usado para finalizar um programa pelo prompt [CTRL]+[C]

EOT

Indica o fim da transmissão, em ambiente UNIX pode indicar o fim do arquivo ou ato de fazer o logout no terminal

STX

Primeiro caracter para envio de uma mensagem de texto, pode ser usado para terminar um cabeçalho

SOH

Primeiro caracter enviado em um cabeçalho de mensagem.

NULL

Representa ausência de valor, muito utilizado para representar o final de uma string, uma sequencia/array de caracteres.