Você gostou do post,
e
quer mais?
Me paga um café! :) PIX consultoria@carlosdelfino.eti.br
Curta o post no final da página, use o Disqus, compartilhe em sua rede social. Isso me ajuda e motiva
Obrigado.

Cientistas do MIT a muito tempo já desenvolveram métodos para controlar funções de bactérias unicelulares, porém tal estratégia leva anos para se construir um sistema viável, em 2016 os pesquisadores desenvolveram uma linguagem que torna isso viável em horas.

Com base numa linguagem similar a Verilog, usada em FPGA, é possível sintetizar circuitos em DNA que são injetados em bactérias e até mesmo em plantas, que passam a agir conforme a programação.

De calculadoras especializadas a bactérias que podem ser usadas para cirurgias sem serem invasivas, construção de nano-robôs e muito mais. São circuitos genéticos em células de bactérias que podem executar funções lógicas como também lembrar seus resultados. Os resultados são armazenados no seu DNA e são transferidos para uma dúzia de gerações.

O circuito foi descrito em fevereiro de 2010, na revista Nature Biotecnology, tais circuitos podem ser usados para sensores de ambiente de longo-prazo, controles eficientes de biomanufatura, ou programar células tronco para se diferenciarem de outros típos de células.

Timotht Lu, um professor assistente de engenharia eletrica, ciência da computação e engenharia biológica, além de autor do paper da Nature Biotechnology, disse:

“Quase todos os trabalhos anteriores em biologia sintética que conhecemos se concentraram em componentes lógicos ou em módulos de memória que apenas codificam memória. Achamos que a computação complexa envolverá a combinação de lógica e memória, e é por isso que construímos essa estrutura específica para fazer isso.”

O autor principal do artigo é o pós-doutorando do MIT, Piro Siuti. Graduado John Yazbek também é um autor.

Abaixo alguns links sobre o tema:

Propostas de Leitura para novos estudos

Não deixe de me pagar um café, faz um PIX: consultoria@carlosdelfino.eti.br de qualquer valor.


Carlos Delfino

Escrito por:

Desenvolvedor e consultor para projetos com Microcontroladores e Mobile

Google LinkedIn Digg Reddit StumbleUpon

Atualizado em