Você gostou do post,
concorda com minhas ideias,
quer mais?
Curta o post no final da página, use o Disqus, compartilhe em sua rede social. Isso me ajuda e motiva, trazendo cada vez mais conhecimento, resumido e prático. Se quiser contribuir financeiramente, assim posso comprar mais placas e fazer outros tutoriais, use o PIX: consultoria@carlosdelfino.eti.br Obrigado.

O Eclipse é uma IDE bastante flexível e dinámica, que permite uma grande váriedade de plugins e cenários de instalações, porém pode vir a ocupar muito espaço, a muitos anos eu uso o Eclipse, porém nos últimos 6 anos parei de acompanhar suas atualizações e não tenho mais usado, mas penso em retoma-lo como minha ferramenta principal de edição de programas.

Apesar do meu ambiente apenas eu estar trabalhando nele, sempre gosto de configura-lo de forma a permitir portabilidade e transito entre sistemas, além de maquinas, ou seja, instalado num servidor de arquivos e acesso tudo remotamente de forma o mais distribuida possível, as vezes perco um pouco de desempenho, já que preciso transitar arquivos via rede e barramentos um pouco mais lentos que o acesso direto ao HD local, mas prático outros conceitos de redes.

No caso configuro abaixo o Eclipse para que ele possa ser acesso por múltplos usuários numa única instalação no linux.

Assim basta baixar a instalação padrão do linux, instala-la como sendo root num diretório como /opt/eclipse, no caso eu instalei o cpp, assim ele ficou no diretório /opt/eclipse/cpp-2018-09.

Então edito o arquivo /opt/eclipse/cpp-2018-09/eclipse/configuration/config.ini e adiciono ao final as seguintes linhas:

osgi.configuration.area=@user.home/eclipse/configuration
osgi.sharedConfiguration.area=INSTALL_DIR/configuration
osgi.configuration.cascaded=true

A variável @user.home é interna da configuração do eclipse e será substitítuida pelo direorio home do usuário que estiver chamando o eclipse, já onde está escrito INSTALL_DIR deve ser substituido pelo prefixo do diretório onde foi instalado, no meu caso foi /opt/eclipse/cpp-2018-9/eclipse/

Como todos sabem uso estes artigos em meu site para anotar aquilo vou aprendendo, quando consolido um conhecimento de forma a se tornar útil, ofereço como consultoria e tutoria, assim contribuo para que outros possam crescer também.

Clique aqui para saber em detalhes "Porque cobro pelo meus serviços".


Carlos Delfino

Escrito por:

Desenvolvedor e consultor para projetos com Microcontroladores e Mobile

Google LinkedIn Digg Reddit StumbleUpon

Atualizado em