Porque_deixar_de_usar_o_cygwin

Por muito tempo o Cygwin foi o conjunto de ferramentas que me ofereceu no Windows algo perto do que eu tinha no Linux. Mas devido a algumas dificuldades tenho analisado outras alternativas.

Por muito tempo o Cygwin foi o conjunto de ferramentas que me ofereceu no Windows algo perto do que eu tinha no Linux. Mas devido a algumas dificuldades tenho analisado outras alternativas.

Diante de diversas dificuldades no uso do Cygwin com o Ruby, Node.JS e o GCC, resolvi buscar novas opções, em conversas com colegas, todos foram unanimes em dizer que o MinGW é a melhor alternativa no que se refere ao GCC padrão para ser usado no Windows.

E no que se refere ao Ruby e Node.JS, não há muitos problemas, basta usar as versões adequadas para o windows e fazer a instalação padrão, e claro não deixar de instalar o DevKit do Ruby conforme sugere o site.

Use os links acima para então instalar o Ruby e Node.JS e vamos aproveitar e instalar também o Python neste link. vamos usar a versão 2.7 pois é a mais compatível existente e sem dúvida é uma excelente escolha.

Não deixe de instalar o VisualStudio C++, e a versão do Compilador Visual C++ para Python.

Então em seguida instale o Ruby DevKit:

cd c:\ruby\devkit\
ruby dk.rb init

Verificar no arquivo de configuração config.yml gerado se sua instalação do Ruby está corretamente identificada e em seguida executar:

ruby dk.rb install

Você também pode instalar o RubyOnRails se deseja desenvolver aplicações para WEB.

Se por qualquer motivo quiser remover todas as gemas do Ruby e instalar de novo você pode usar o seguinte comando:

 ruby -e "`gem list`.split(/$/).each { |line| puts `gem uninstall -Iax #{line.split(' ')[0]}` unless line.strip.empty? }"

lembrando que algumas gemas como JSON, BIGDecimal e RDoc não podem ser removidas.

Depois é só começar a instalar tudo instalando primeiro o Bundler

gem install bundler

Em seguida entre em seu projeto onde já há um arquivo Gemfile parametrizado e use o comando bundler install e faça isso para cada projeto que já tem o Gemfile assim terá todas as gemas instaladas e configuradas adequadamente.

Lembre-se de fazer isso do prompt do DOS normalmente. Não use outro tipo de prompt.

Para o Python temos também uma ferramenta para gerenciar pacotes, no caso ela se chama PIP, ela já vem instalada quando usamos as versões superiores a 2.7.9, se por algum motivo não estiver usando esta versão, baixe o arquivo Get-pip.py e o execute com o seguinte comando:

python get-pip.py

E para ter seu ambiente atualizado rode o pip como sugerido abaixo, caso ele não esteja no path, procure ele dentro do diretório Script de sua instalação do Python.

pip install -U pip setuptools

Pode ser que você tenha um erro nesta primeira tentativa, apresentando um stack trace do Python, tente executar o comando mais uma vez, e pode ser que tudo instale corretamente.

Para o Python isso é o suficiente por hora.

Há Não se esqueça de instalar o GIT também. E claro o Eclipse será uma ótima escolha para seu ambiente de desenvolvimento ficar 100% completo. Tem um artigo no meu site que apresenta como instalar o Eclipse e o GCC para uso com ARM Cortex-M.

Vamos instalar também duas ferramenta para que você possa testar seus aplicativos em outras ambientes sem muito stress, então instale o Virtual Box e o Vagrant esta ferramenta vai lhe ajudar a obter de outros desenvolvedores o ambiente já pronto para seu projeto, ou mesmo você criar o seu para que possa reconstrui-lo sempre que preciso ou compartilhar com colegas.