Você gostou do post,
concorda com minhas ideias,
quer mais?
Curta o post no final da página, use o Disqus, compartilhe em sua rede social. Isso me ajuda e motiva, trazendo cada vez mais conhecimento, resumido e prático. Se quiser contribuir financeiramente, assim posso comprar mais placas e fazer outros tutoriais, use o PIX: consultoria@carlosdelfino.eti.br Obrigado.

Com o aumento da capacidade computacional dos Micro Computadores, surgiu a possibilidade de termos um sistema de recepção de Rádio Frequência e até mesmo Transmissão por demodulação por Software, o SDR, sigla que vem do inglês, “Software Defined Radio” ou ”Rádio Definido por Software”, Este rádio que vocês escuta música ou até mesmo escuta o audio da TV, pode agora ser sintonizado com base em um algoritmo matemático escrito em uma linguagem como C/C++ ou Python, dentre várias outras, até mesmo Java.

Mas qual a relação do SDR com a eletrônica? O SDR permite que parte do circuito de recepção seja transformado em um programa de computador, permitindo assim ajustes em tempo real na recepção de diversas formas, desde no formato da de-modulação como até mesmo obtenção de dados codificados no sinal recebido.

O SDR para quem está começando na eletrônica é um forte aliado já que permite ao aprendiz a dedicar inicialmente a construções de antenas e filtros para melhorias na recepção deixando para uma segunda etapa o processo de obtenção da portadora e codificação do sinal, já que esta etapa é mais complexa, e pode vir a exigir componentes mais caros.

O SDR é dividido em, Recepção (Antena, incluindo cabos e conectores), Filtros Passa Banda e Mixers variáveis que separam uma faixa do sinal RF a ser tratado, Conversor Analógico para Digital e finalmente o Software que irá converter o sinal analógico normalmente obtido como um sina de audio que representa o sinal de RF decomposto em in-phase e quadratura ( I e Q respectivamente), nesta etapa alguns hadwares de SDR usam a própria placa de som, outros usam adaptadores USB com drivers especiais. o SDR pode receber sinais em AM, FM, SSB, CW e claro podem haver codificações como cifrarem do audio que pode ser revertidas através de algoritmos mais completos, permitindo assim não só recepção de dados como sinais de audio em sistemas privados como telefones sem fio.

Fontes

  • http://www.qsl.net/py4zbz/sdr/sdr.htm

Como todos sabem uso estes artigos em meu site para anotar aquilo vou aprendendo, quando consolido um conhecimento de forma a se tornar útil, ofereço como consultoria e tutoria, assim contribuo para que outros possam crescer também.

Clique aqui para saber em detalhes "Porque cobro pelo meus serviços".


Carlos Delfino

Escrito por:

Desenvolvedor e consultor para projetos com Microcontroladores e Mobile

Google LinkedIn Digg Reddit StumbleUpon

Atualizado em