Este artigo está muito antigo

Foi preservado por questões histórias, abaixo está o motivo:

Estarei trazendo em breve novas versões das ferramentas de desenvolvimento tanto para a placa ATmelxPlaned como também para o Arduino DUE, e com um adendo para uso com o nrF51 que usa um ARM Cortex-M0, assim será mais interessante que este artigo.


excerpt: A algum tempo tenho desejado trabalhar com microcontroladores mais complexos e avançados, além do AVR, não que o AVR não seja avançado, mas o ARM tem um atraivo muito grande por sua grande gama de fabricantes e opções existentes no mercado.

O meu primeiro encontro com a Arquitetura ARM, verdadeiramente, não como usuário mas como desenvolvedor foi em um RoadShow da ATMel, fui a campinas especialmenete para poder conhecer de perto a empresa que empoderava o Arduino, e tive a grata supresa de ganhar um SAM4S Xplained, uma plataforma de prototipagem que é tudo que eu precisava para dar meus primeiros passos com o ARM.

Isso faz alguns meses, mais de um ano, e quando cheguei de viajem claro que investir algum tempo porém havia um problema com as plataformas de desenvolvimento da ATMel e também da ARM Ltda. Elas são desenvolvidas para Windows e eu me ambiente para desenvolvimento era MAC e Linux.

Bem, como eu estava 100% dedicado ao Arduino, acabei focando no uso do Eclipse com AVR, usando o plugin que me permitia desenvolver para AVR e inclusive para Arduino no meu bom e velho Eclipse, que diga de passagem está ficando parrudo, já que rodo nele, Java, JBoss, Perl, Python, AVR, Agora ARM e Ruby, inclusive buscando integrar com Jekyll para manter este site.

Mas nos últimos meses buscando me dedicar aos estudos para AAME, eu precisava urgentemente reativar meu ambiente de desenvolvimento ARM, mas não poderia ser Windows, então pesquisei na internet e achei um plugin perfeito para o ARM, chamado GNU ARM Eclipse.

Após reformular todo meu ambiente de desenvolvimento, já que eu estava estudando o ARM via GCC mais VI, e não estava sendo nada prático, precisei fazer poucos ajustes, o principal foi remover o GCC-none-eabi instalado via Port e instala-lo manualmente, ai tudo correu bem

Abaixo vai um video simples que mostra o ambiente funcionando, espero apartir deste sábado (25/10/2014) postar mais coisas sobre ARM. O primeiro post será como preparar o ambiente para desenvolvimento O segundo será como piscar o LED da forma mais correta com um ARM.

Por enquanto vamos nos contentar com o video abaixo que é apenas motivacional.

Video apresentando o ambiente de desenvolvimento que irei usar para testar e escrever meus tutoriais sobre Programação e Arquitetura ARM

Carlos Delfino

Escrito por:

Desenvolvedor e consultor para projetos com Microcontroladores e Mobile

Google LinkedIn Digg Reddit StumbleUpon

Atualizado em