O que é IRC?

Vamos começando explicando o que é a sigla I.R.C, do inglês Internet Relay Chat, ou seja um Relé no sentido de troca, intercambio, de chat pela internet.

Mas Carlos você disse que usou IRC a mais de 20 anos, então você está enganado, internet não existia antigamente!!!

A Internet existe a muitos anos, na decada de 70, eu não vou contar a história dela aqui mas você já deveria saber que ela começou nos Estados Unidos conectando agencias militares Americans, e universidades.

O IRC foi construido usando totalmente o principo da Internet, ou seja mesmo que um ponto de conexão caia sempre haverá outros para que se possa trafegar os dados.

Assim uma mensagem quando enviada a um servidor IRC (NODE) este envia a outro node que envia a outros e a mensagem faz um flood (inunda) os servidores de forma ordenada, até que chegue a todos os conectados.

Para que a mensagem chegue as pessoas certas cada um deve se conectar em canais (CHANNEL), assim as mensagens são enviadas de servidor a servidor destinada ao canal que você está se comunicando. Em cada servidor há um software responsável por gerir os canais, chamado (CHANSERV).

Quando você se conecta a um NODE, você deve se identificar através de um apelido o que é chamado de NICK, e há também um software responsável por este gerenciamento chamado NICKSERV.

Comandos o IRC

Bem, cada software, CHANSERV, NICKSERV e MEMOSERV, tem seus próprios comandos, e não irei entrar em detalhes em todos aqui, mas vai uma lista que bem interessante e simples pode ser vista no manual do canal SJC, e também no tutorial do IRC dos Reis dos Animes.

Um cliente para IRC

Eu estou usando no momento o BitchX, me sinto confortavel nele, e está me atendendo as necessidades do momento.

Sugiro o manual do BitchX disponível no Site Linux Reviews.

Fontes:

  • http://www.advogados.com.br/canal_sjc/comandos_de_irc.htm
  • http://reidosanimes.forumeiros.com/t79-tutorial-do-irc

Carlos Delfino

Escrito por:

Analista de Redes Windows e Linux, Analista de Desenvolvimento em diversas linguagens, incluindo para Microcontroladores, Consultor, mais de 20 anos de experiência no mercado de TICs

Google LinkedIn Digg Reddit StumbleUpon

Atualizado em