Introdução a linguagem de programação Com VisuAlg, Portugol e C/C++ para os primeiros passos na Programação para Arduino

ATENÇÃO: Esta apostila está sendo escrita, portanto está em constante alteração, visite regularmente o site para obter novas atualizações

Sugestões e Correções: Para enviar sugestões e correções, envie por e-mail consultoria@carlosdelfino.eti.br descreva no assunto o que se trata, e lembre-se de sitar o link e capítulo, procure dar detalhes. Sua sugestão será bem vinda.

Creative Commons License

Este trabalho é licensiado sobre Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License

Nesta apostila iremos aprender a programar para Arduino, porém adotaremos a abordagem do aprendizado de pequenos algortimos através do VisuAlg uma interface de aprendizado baseada na linguagem Portugol que torna o entendimento das estruturas de código mais intuitiva para quem nunca programou antes. Uma vez dominado tais algoritmos partiremos para o aprendizado da linguagem C/C++ usando o Arduino, através de emulador no site 123D da AutoDesk que pode ser encontrado no site https://circuits.io/, mas nada impede que use um Arduino real, se o tiver e claro pequenos componentes como leds, resistores, e potênciometros.

Note “O Visualg é um programa que edita, interpreta e executa algoritmos com uma linguagem próxima do português estruturado como um programa normal de computador.” (fonte: Wikipedia)

Como veremos o VisuAlg é um programa, um software, uma interface de desenvolvimento para aprendizado de programação, e não a linguagem propriamente, a linguagem usada nos primeiros passos será o Portugol e com ela aprenderemos sobre o algoritmo no capítulo 1 mas somente no capítulo 3 veremos o Portugol. Por hora é suficiente sabermos que o Portugol é uma linguagem estruturada totalmente baseada no Português, onde seu comandos e funções são verbos de nosso idioma, no infinitivo ou imperativo (“se”, “escrever” ou “escreva”, “calcular” ou “calcule”).

Usaremos o VisuAlg para aprender a pensar e escrever de forma que o computador nos entenda. No capitulo 2 veremos a interface do VisuAlg, seus menus, ferramentas, e seções da janela, apenas o básico, será um capítulo de referência que usaremos para entende-la e sabermos o que cada janela, seção e menu representa e nos ofere.

No capítulo 3, estudando o Portugol, aprenderemos os comandos da linguagem, o conceito de funções, tipos de dados do Portugol usado sempre o “VisuAlg”, aprederemos sobre estruturas de repetição e controle. Entrada e Saída de dados, atribuição de valores e operações matemáticas.

Já a linguagem C/C++ é necessária para que possamos programar diretamente para o Arduino, iremos conhecer melhor o Arduino no capitulo 5, porém antes disso iremos estudar a linguagem C/C++ sua história seus tipos de dados básicos e como ela lida com a memória, isso será visto no capítulo 4, veremos também um pouco do GCC e usaremos uma versão sem IDE, usando um editor simples e a linha de comando para compilar nosso aplicativo.

Como dito o capitulo 5 teremos uma introdução ao Arduino, veremos o que aprendemos e como adaptar ao Arduino nosso algortimos, permitindo assim controla-lo, o motivo de usarmos a linguagem C/C++ será desvendado neste capítulo, através de pequenas dicas para se ter qualidade no que se faz com o Arduino e como escrever bons códigos.

Bem para fechar deixaremos um capítulo de bonus, o capítulo 6, onde veremos outros algortimos como o PID que será muito útil para uso em robótica e controles autonomos.

Download

Para baixar esta apostila, clique nas oções abaixo:


Carlos Delfino

Escrito por:

Analista de Redes Windows e Linux, Analista de Desenvolvimento em diversas linguagens, incluindo para Microcontroladores, Consultor, mais de 20 anos de experiência no mercado de TICs

Google LinkedIn Digg Reddit StumbleUpon

Atualizado em