No Grupo de Bolsistas da CAPES no facebook, foi apresetnada uma pergunta muito pertinente sobre o que é Artigo e Paper e quais diferenças, apesar de várias respostas que rebaixam o nível do grupo, outros deram respostas dignas de verdadeiros pesquisadores.

Diante do tema bastante relevante, resolvi resumi o que li sugerido pelos que escolheram responder adequamente a dúvida muito relevante, principalmente para quem está começando em pesquisas e deseja públicar excelentes artigos e apers.

No final desta públicação, que não é nem um artigo nem um paper, está a lista de referências onde obtive o que aprendi.

O Questionámento original pode ser encontrado clicando aqui, e para acessar este grupo em geral clique aqui, já que existem vários, listados também no final deste post.

Muitos pensam que o nome “Artigo de Pesquisa” é apenas uma tradução de “Research Paper”, e que tudo não passa de uma mera confusão, mas não é bem por ai que se é o caminho, “Artigo de Pesquisa” é “Research Article” que representa um formato de públicação distinto de Paper, mas ambos requerem de quem os escreve que demonstre conhecimentos sobre o assunto proposto, analise crítica, questionamentos e ideias.

Conforme o site Differrence Between um Artigo de Pesquisa:

This is a piece of writing that contains an original research idea with the relevant data and findings

Ou seja, é uma produção escrita que contem uma pesquisa original que dados relevantes e novas descorbertas. SEu foco é a publicação em reevistas ciêntificas, princalmente aquelas de grande expressívidade no meio acadêmico. Podendo a escrita até ser categorizado como paper, mas destina-se a meios de públicação mais renomado, exigindo inclusive uma linguagem bastante acadêmica e rica com relação ao capo de estudo, como já dito demosntrando o nível de conhecimento do pesquisador no tema e seu domínio.

Jà o Paper, ou “Research Paper” são materiais de pesquisas já práticadas apartir do ensino médio, e visita um perfil mais técnico, não menospresando a qualidade do vocabulário usado, porém um Paper é um meio muito valioso para comunicação de detalhes sobre uma determinada pesquisa entre os pares, mas sem dár a devida importância a detalhes do meio que será usado para sua publicação.

Pesquisando mais um pouco, percebe-se que tais termos são em algumas publicações intercambiados, mas é de senso comum que todo Artigo pode ser tratado como um paper, porém não o inverso. Há consenso que o Artigo é o paper publicado em Jornais e mídias ciêntificas de grande valor e expressão, mesmo que somente no contexto que se aplica.

Conforme a Setima Edição do dicionários Oxford Advanced Learner´s Dictionary (OED), entende-se que o Artigo é a efetivação do que se destina o paper, ser então publicado em uma revista, jornal ou outro meio, vejamos abaixo o que está exposto nele:

Paper como artigo publicável:

ARTICLE: 6 [C] (BrE) an academic article about a particular subject that is written by and for specialists: _a recent paper in the Journal of Medicine - She was invited to give a paper (= a talk) )on the results of her research.

Inclusive o OED sugere a leitura sobre os diversos formatos de paper, como Green Paper, Order Paper e White Paper_, este último bem conhecidos dos profissionais de TI, já que são os famosos textos que apresentam detalhes de funcionamento de um determinado equipamento ou framework, como manuais resumidos, ou anotações relevantes, porem na origem _White Paper são documentos governamentais que apresentam os planos oficiais do governo a serem aplicados, já o Green Paper são os planos a serem discutidos.

Article:

1 ~ (on/about sth) a piece of writing about a particular subject in a newspaper or magazine: have you seen that article about young fashion designers?

Como podemo ver acima o Artigo é a efetivação do proposito do paper, sem um não há o outro, sendo peças importantes no processo de maturação do Acadêmico.

Fonte

  • https://web.facebook.com/groups/308640309159780/permalink/2033651393325321/
  • https://web.facebook.com/groups/646240138902903/?ref=br_rs
  • https://web.facebook.com/groups/661750310664469/?ref=br_rs
  • https://www.researchgate.net/post/What_is_the_difference_between_Research_Paper_Research_Article_Review_Paper_Review_Article1
  • https://www.differencebetween.com/difference-between-research-article-and-vs-research-paper/
  • https://english.stackexchange.com/questions/263204/difference-between-paper-and-article-for-scientific-writings
  • Setima Edição do dicionários Oxford Advanced Learner´s Dictionary (OED)

Carlos Delfino

Escrito por:

Desenvolvedor e consultor para projetos com Microcontroladores e Mobile

Google LinkedIn Digg Reddit StumbleUpon

Atualizado em