Veremos agora como escrever um primeiro código apenas para piscar o LED em uma placa que utiliza o Cortex-M4.

O código que iremos escrever será para uma placa que utiliza o microcontrolador da família STM32F407xx, que é um ARM Cortex-M4, a palca é um modelo STM32F4-Discovery da STMicroeletronics e usa exatamene o processador STM32F407VG.

Criando o Projeto no Eclipse

Abra o Eclipse e em seguida a janela para criar um novo projeto, selecione o projeto do tipo “C++ Project”, clique em “Next”, na janela seguinte selecione na arvore “Project type:”, na pasta “Executable”, o template “STM32F4xx C/C++ Project”, na parte direita em “Toolchains:” selecione “Cross ARM GCC”, clique em “Next”. na próxima janela deixe as opções selecionadas com o padrão forneceido, apenas mude a opção “Use system calls” para “Semihosting (POSIX system calls via host)”, clique em “Next”, deixe na nova tela todas as pastas sugeridas como estão, continue com “Next”, na próxima janela deixe também como o padrão, e prossiga com Next, confirme que nesta tela o diretório informado é o correto para a instalação do GNU ARM GCC que definimos na instalação do plugin para nosso workshop, esta configuração foi préviamente feita durante a instalado conforme este tutorial (clique no link); Agora basta clicar em “Finish”.

Um projeto será criado com o template para processadores da família STM32F407xx, se ainda não tiver um template na lista a seguir, siga para o artigo Como Instalar os Templates.


Carlos Delfino

Escrito por:

Analista de Redes Windows e Linux, Analista de Desenvolvimento em diversas linguagens, incluindo para Microcontroladores, Consultor, mais de 20 anos de experiência no mercado de TICs

Google LinkedIn Digg Reddit StumbleUpon

Atualizado em