Um segundo a mais no tempo de seu dia, isso afeta sua aplicação Arduino?

Se de alguma forma você trabalha com o tempo real, ou seja com pelo menos horas e minutos sincronizados com o mundo externo, seja via um RTC ou seja via uma conexão de rede ou mesmo através de um módulo GPRS/GSM ou um GPS você precisa avaliar até onde esta alteração no tempo que ocorre hoje afeta sua aplicação.

A mudança se faz necessária porque na prática o planeta terra não gasta exatamente 24 horas para girar em torno de si mesma (seu próprio eixo), portanto de tempos em tempos é preciso que seja feito um pequeno ajuste de tempo.

Em todo o mundo há servidores que contabilizam o tempo com base em um relógio atómico que tem segundos precisos que sempre são contatos uniformemente (conhecido como relógio UTC, no Brasil trabalhamos com UTC-3 ou seja a hora contabilizada por UTC menos 3 horas), porém também há com base em observações astronômicas um relógio natural da terra, que varia a duração de seus segundos com base na rotação da terra, já que esta não é uma rotação uniforme.

Se houvesse este ajuste, com o passar do tempo, os relógios UTC (seja como forem construídos, mecânicos ou digitais por mais precisos que sejam) estariam marcando o meio dia antes do sol chegar ao meio do céu, e portanto as horas da noite passariam a contabilizar ainda dia, como ocorre em alguns países quando acionam o horário de verão, mas claro isso levaria muitos anos para acontecer.

Por tanto é importante prever em seu sistema esta correção caso ele não seja automaticamente ajustado com uma fonte externa.

Se seu projeto com o Arduino​ usa GSM/GPRS, GPS ou se conecta a internet a um servidor NTP para ajustar a hora, é bem provável que você não terá que se preocupar com isso, porém se você usa um chip RTC para dar apoio a contabilização de horas este precisará receber um ajuste no passar desta noite do dia 30 de junho para 1 de julho.


Carlos Delfino

Escrito por:

Analista de Redes Windows e Linux, Analista de Desenvolvimento em diversas linguagens, incluindo para Microcontroladores, Consultor, mais de 20 anos de experiência no mercado de TICs

Google LinkedIn Digg Reddit StumbleUpon

Atualizado em