A patente do Microcontrolador AVR, um microcontrolador de 8 bits, foi registrada em 27 de março de 1997 sob o número US5809327 A, porém o microcontrolador AVR somente veio a sua fama estabelecida depois de 2006 com sua adoção no Arduino.

Alguns dizem que o nome do Microcontrolador vem dos autores originais, porém a composição dos nomes proposta deixaria dois autores de fora já que são quatro:

Vegard Wollan, Alf-Egil Bogen, Gaute Myklebust, John D. Bryant

Abaixo está em uma tradução livre do resumo de apresentação da ideia do novo microcontorlador:

Um microcontrolador baseado em um RISC de 8-bit que inclue um banco de registradores de 8-bit tendo uma unidade lógica arimética (ALU) dedicada em adição uma ALU de propósito geral também de de 8-bit. O Banco de registradores que inclui tambémmeios de combinar um par de registradores para fornecer um registrador lógico de 16-bit para endereçamento indireto. A ALU dedicada é uma ALU de 16-bit que fornece certas funções aritiméticas para o parde registradores, que alivia a sobrecarga computacional que deve de certa forma ser imposta sobre o ALU de 8-bit de proposito geral. Um recurso criado com o conteudo do registrador lógico de 16-bit fornece uma grande faixa uniforme de endereçamento. Já outro recurso do microcontrolador de 8-bit da presente invenção é o mecanismo para leitura e escrita direta de qualquer posição de bit no banco de registrador com apenas uma unica instrução. Isso evita ter que executar várias leituras/cargas, deslocamentos e/ou operações de mascaras necessárias em microcontroladores anteriores.

Gráfico da Arquiteutra AVR

Tradução feita com base no texto:

“An eight-bit RISC based microcontroller includes an eight-bit register file having a dedicated arithmetic logic unit (ALU), in addition to a general purpose eight-bit ALU. The register file further includes means for combining a pair of registers to provide a logical sixteen-bit register for indirect addressing. The dedicated ALU is a sixteen-bit ALU which provides certain arithmetic functions for the register pair, thus alleviating the computational burdens that would otherwise be imposed on the general purpose eight-bit ALU. A further feature of the invention is the inclusion of a paging register which is combined with the contents of the logical sixteen-bit register to provide an even greater addressing range. Yet another feature of the eight-bit microcontroller of the present invention is the means for directly reading and writing to any bit position within the register file with a single instruction. This avoids having to perform various load, shift and/or masking operations needed by prior art microcontrollers.”

Grafico da Arquiteutra AVR

Dados de Registro da Patente nos Estados Unidos

  • Número da publicação US5809327 A
  • Tipo de publicação Concessão
  • Número do pedido US 08/824,932
  • Data de publicação 15 set. 1998
  • Data de depósito 27 mar. 1997
  • Data da prioridade 27 mar. 1997
  • Status da taxa Pagas
  • Também publicado como CA2275172A1
  • Inventores Vegard Wollan, Alf-Egil Bogen, Gaute Myklebust, John D. Bryant
  • Cessionário original Atmel Corporation
Primeira imagem da Patente AVR

Outras informações podem ser obtidas no link: http://www.google.com/patents/US5809327


Carlos Delfino

Escrito por:

Analista de Redes Windows e Linux, Analista de Desenvolvimento em diversas linguagens, incluindo para Microcontroladores, Consultor, mais de 20 anos de experiência no mercado de TICs

Google LinkedIn Digg Reddit StumbleUpon

Atualizado em