O objetivo desta página é registrar os passos necessário para preparar o ambiente que será usado para o Workshop de uso do QEMU, Eclipse e ARM no Centro Universitário Estácio do Ceará (FIC - Moreira Campos).

Abaixo estão os passos resumidos para cada instalação que deve ser realizada pela equipe de suporte, os demais detalhes da instalação serão discutidos durante o workshop. Porém apartir de terça todos estes detalhes estarão disponínveis neste site.

Em todas as instalações, evite usar espaços nos nomes dos diretórios e arquivos, mesmo que o windows trate bem tal situação, algumas ferramentas como autoconf e automake podem não lidar bem com os espaço, sem falar no incoveniente de termos que usam aspas para agregar nomes de caminhos e arquivos.

Instalando o GCC para ARM

Primeiro passo é baixar o GCC para ARM, o GCC ARM None EABI e deve ser obtido para o Windows 32bits ou 64bits clicando aqui. Faça a instalação do pacote na pasta: C:\GNU_Tools_ARM_Embedded\5.4_2016q3.

O instalador irá lhe perguntar se deseja abrir o shell do GCC, você deve deixar esta opção marcada, porém, a opção para adicionar ao PATH o diretório onde foi instalado o GCC deve ficar desmarcada, evitando que o PATH do sistema operacional seja alterado e você tenha problemas caso precise usar mais de uma versão de GCC.

Para confirmar se a instalação ocorreu corretamente no novo terminal do shell que se abrir digite arm-none-eabi-gcc --version, a seguinte mensagem será apresentada:

arm-none-eabi-gcc (GNU Tools for ARM Embedded Processors) 5.4.1 20160919 (release) [ARM/embedded-5-branch revision 240496]
Copyright (C) 2015 Free Software Foundation, Inc.
This is free software; see the source for copying conditions.  There is NO
warranty; not even for MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE.

Se o shell não abriu logo em seguida (seja por qualquer motivo), vá na pasta bin no diretório que foi indicado como sugerido acima, execute o arquivo gccvar.bat,

Instalando o MSys2

Em seguida instale o MSys2 escolhendo a plataforma em um dos links a seguir, arquitetura 32-Bit ou arquitetura 64-Bit conforme seu ambiente.

Instale o MSys2 no diretório c:\msys32 para arquitetura 32-bit ou c:\msys64para arquitetura 64-bit, não mude estes diretórios.

Em seguida abra o shell executando o script msys2_shell.cmd que será encontrado na pasta onde foi instalado o MSys2 e execute os seguintes comandos, se a tela ao finalizar o comando, não se preocupe é normal, feche normalmente mesmo com alerta, e abra novamente e execute o próximo.

pacman -Suy pacman
pacman -Suy
pacman -Suy

O primeiro comando atualiza o próprio Pacman, o segundo atualiza todo o sistema, o terceiro é apenas para se ter certeza que tudo foi realmente atualizado, execute-o até que a mensagem lhe deixe claro que tudo está atualizado. Lembre-se, se algum deles terminar e não voltar ao prompt (Isso você perceberá depois que o comando parar de lhe apresentar mensagens de andamento dos processos), você pode fechar a janela e abrir de novo, normalmente isso irá acontecer apenas no primeiro comando e no máximo no segundo.

Instalando o Eclipse

O eclipse pode ser instalado de duas formas, em ambas o java 1.8 ou maior deve estar instalado e preferencialmente no path.

Você pode baixar o instalador do Eclipse, através do instalador você terá que fazer o processo máquina por máquina, use os links a seguir para a arquitetura que for suas máquinas:

Seja qual instalador que tenha escolhido quando executa-lo será questionado o pacote que deseja instalar, escolha o pacote de nome “Eclipse IDE for C/C++ Developers”, este pacote deve ser instalado como é oferecido neste pacote nada mais.

Você tem a opção de baixar este pacote manualmente e apenas descompacta-lo, portanto isso facilita a instalação para mais de uma máquina podendo inclusive customizar a instalação de alguma forma para usar em todas as máquinas, mas aqui iremos usar apenas o básico, portanto escolha a arquitetura de seu ambiente e baixe o arquivo.

Ao finalizar a instalação basta executar o arquivo eclipse.exe.

Veja que em ambos os métodos você terá que informar um diretório que será o espaço de trabalho para fazer o primeiro teste, use o que ele oferecer como sugestão evitando surpresas posteriores.

Finalmente vá no menu “Help” e escolha a opção “Check for Updates” e siga o processo até finalizar, normalmente ele irá informar que não há atualizações, mas se ouver, basta aceitar os contratos de licença e as chaves de verificação e finalizar a atualização aguardando a mensagem “completado”.

Instalando o OpenOCD

O OpenOCD deve apenas ser instalado com o básico, e dos links apresentados a seguir, não deve ser usado outro OpenOCD, pois este foi preparado para que quem usa o ARM GNU Eclipse possa usa-lo com o QEMU e os participantes do Workshop irão configura-lo durante as atividades do evento.

Como nos outros softwares você deve escolher o pacote conforme sua arquitetura, portanto, clique nos links a seguir para baixar para arquitetura 32-bit e para arquitetura 64-bit neste link

No meu ambiente de trabalho uso a pasta C:\GNU_ARM_Eclipse\OpenOCD\0.10.0-201610281609-dev para instalar o QEMU, veja que a subpasta muda conforme a versão instalada 0.10.0-201610281609-dev, sendo esta instalação nesta versão, futuramente este diretório poderá ter outro nome, eu mantenho o histórico dos instaladores para que possa detectar bugs.

Instalando o QEMU do ARM GNU Eclipse

A instalação do QEMU deverá ser feita também com antecedência, para que os alunos possam usa-lo durante o evento, sendo apenas o processo básico de instalação necessário.

Baixe o pacote dos links a seguir para sua arquitetura 32-bit ou arquitetura 64-bit e instale indicando diretório C:\GNU_ARM_Eclipse\QEMU\2.7.0-201610290751 como sendo o destino oficial.

Deixe as opções solicitadas como padrão e siga o processo padrão de instalação.

Instalando o ARM GNU Eclipse

Como o foco do Workshop é instalar o ARM GNU Eclipse é preciso que se baixe o pacote deste link para facilitar tal instalação, este pacote deve ser baixado em cada máquina e deixado no desktop de forma fácil para que o aluno o encontre.

Veja que o ARM GNU Eclipse como é um plugin do Eclipse ele não precisa diferenciar entre Arquitetura 32-bit e Arquitetura 64-bit, o Eclipse cuidará apatir e agora disso.

Detalhes de instalação serão apresentados no Workshop.

Instalando os Plugins para o ARM GNU Eclipse e o QEMU

Detalhes de instalação serão apresentados no Workshop.

Parametrização do Ambiente

Será tratado durante o Workshop.

Instalação dos Pacotes de Templates

A instalação dos pacotes de templates deveria ser tratado durante o Workshop, porém por ser um pacote complexo e de grande tamanho, podemos levar até 1 hora esperando para fazer o download, além de ser um pacote muito requisitado pode haver falhas em tentativas simultáneas de acesso.

Para evitar tal problema gravei no seguinte link uma imagem compactada que deve ser disponibilizada no Desktop de forma que possa ser fácilmente descompactado com o WinRAR.

Resumo para facilitar

Eu gravei tudo no mega drive para facilitar para que posssam baixar posteriormente os aquivos usados no Workshop.

Também tem estes post que ajuda na instalação do MSys2

Páginas Oficiais

  • https://launchpad.net/gcc-arm-embedded
  • http://msys2.github.io/
  • http://www.eclipse.org/downloads/eclipse-packages/
  • https://github.com/gnuarmeclipse/openocd/releases
  • http://gnuarmeclipse.github.io/install/

Programação Oficial

Para outros artigos relacionados a Estácio visite este link.


Carlos Delfino

Escrito por:

Analista de Redes Windows e Linux, Analista de Desenvolvimento em diversas linguagens, incluindo para Microcontroladores, Consultor, mais de 20 anos de experiência no mercado de TICs

Google LinkedIn Digg Reddit StumbleUpon

Atualizado em