Eu programo em java a mais de 10 anos, apesar de ter conhecido a linguagem logo que foi idealizada, no tempo que se chamava OAK, quando comprei meu primeiro CD de instalação do Linux, um Slakware, fiquei alguns anos longe da programação de sistemas de uma forma geral, me dedicando a programação para sites e manutenção de servidores, através de scripts com Perl, Python e Bash. Nos meados de 2004 trabalhei em uma empresa com EJB 2.1 e usavamos o JBoss como container, eu já tinha um forte atração por este container J2EE, e desde em então me dediquei aos estudos de seu uso, em meados de 2007, 2008 me dediquei muito a aplicações desenvolvidas para uso no Tomcat, era um sistema distribuido que tinha seu proprio canal de comunicação duplamente encriptado. Porém devido a forças além de mim, foquei apenas na programação web com PHP e dediquei um bom tempo ao JOOMLA e em seguida adicionei o MOODLE a carteira de sistemas que eu desenvolvia plugins. Em seguida o Arduino tomou alguns anos de investimento, e atualmente mantenho trabalhando apenas com o Arduino e agora estou retomando o Java em especial com o JBoss EAP para somar ao meu portfolio de conhecimento para desenvolvimento de soluções.”

Meu Ambiente de Desenvolvimento

Nunca abandonei o Eclipse como minha IDE, seja qual for a linguagem que eu estava trabalhando desde que o Eclipse existe teho usado (ou tentado usar). Em especial as linguagens PHP, Java e C/C++ sempre usei no Eclipse.

Hoje (05/2015) uso o Eclipse Luna (Version: Luna Service Release 2 (4.4.2) Build id: 20150219-0600) e uma centena de plugins para diversas linguagens, incluindo a construção deste site que utiliza o Jekyll.

Meu computador é um MacBook, caquetico que me atende bem, já nem funciona mais o teclado uso um Logitec sem Fio que me dá certa flexibilidade e conforto para digitar longos textos. Tenho 8GB de Memória Ram e um HD de 500GB Hibrido (SSD e comum), o sistema operacional é o Yosemite 10.10.3.

A versão do Java que uso no momento 1.6.0_29 para compilação no Eclipse e na linha de comando uso a versão 1.7.0_67, porém o Eclipse está configurado para uso de ambas as versões.

O meu container Web e de Aplicações EE, é o JBoss EAP 6.3, porém tenho instalado para teste o EAP 6.2 e 6.4, já que percebi que há diferenças sutis por exemplo na interface de administração e no comportamento. Isso me ajuda a entender e compreender detalhes de configuração que interferem na portalidade de minha aplicação.

Pretendo voltar a ter o GlasFish e outros Containers JEE, por agora irei manter com o JBoss EAP apenas.

Projetos que estou reativando no Java

Há três projetos principais que pretendo desenvolver com o Java, o primeiro e que já retomei meu trabalho é o TrOpE, um sistema de gerenciamento de Currículos, Perfis profissionais, Vagas e Oportunidades de trabalho.

O segundo é um velho projeto para aplicar os conhecimentos obtidos com os estudos do Algoritmo ALF criado pelo Prof. Aminadabe e eu para seu mestrado. Neste projeto o Algoritimo será aplicado em um sistema generico de diagnostico de falhas, onde a estrutura a ser analisada deverá ser cadastrada através um arquivo de parametrização baseado em XML, acredito que se usado na eletrônica ou mecanica poderá acelerar diversos diagnósticos, na eletrônica talvez aplique a ferramenta SPICE para ampliar as possibilidades. Este projeto ainda é apenas um conceito.

E para finalizar um projeto de sistemas distribuidos, com base em Agentes Moveis, algo como Aglets, porém integrado com a linguagem C (talvez muCode) e que seja gerenciado e conduzido por DTN (Delay-Tolerant Network/Disruption-Tolerant Network). Este projeto poderá ser usado para controle remoto em Minas e Sistemas com grandes atrasos na comunicação como no caso de Rovers em outros planetas ou Pico/Nano Satelites. Distribuidos que possam funcionar como Hubs e Roteadores para informação em IP-Net (InterPlanetary Network).

Todos os projetos estão na fase de planejamento, estudando as tecnologias envolvidas, o TrOpE será o projeto principal no momento, e todo o conhecimento adquirido com eles serão documentados dentro do possível com pequenos artigos neste site ou no wiki de cada um deles no GitHub.

Conclusão

Bem, sem mais para este momento, estarei agora focado no estudos para atulizar os conhecimentos necessários para um bom e profundo uso do Container JBoss EAP, e já no primeiro artigo estarei focado em como construir Módulos para reduzir e facilitar o deposito de aplicações que utilizam de bibliotecas compartilhadas.

Sugestões podem ser deixadas nos comentários abaixo, ou enviadas para meu e-mail consultoria@carlosdelfino.eti.br


Carlos Delfino

Escrito por:

Analista de Redes Windows e Linux, Analista de Desenvolvimento em diversas linguagens, incluindo para Microcontroladores, Consultor, mais de 20 anos de experiência no mercado de TICs

Google LinkedIn Digg Reddit StumbleUpon

Atualizado em