Quando se é um velho programador JavaScript e se pretende dedicar a novas bibliotecas e frameworks é preciso estar ciente de três novos conceitos da linguagem que são amplamente usados.

Abaixo está a tradução de um texto sugerido pela documento do ReactJS, que está disponível no GIST como nome Modern JavaScript in React Documentation, no final desta publicação você encontra o original embarcado.

Tradução:

Se você tem trabalhado com JavaScript nos últimos anos, estes três pontos devem fornecer a você o conhecimento necessário para confortávelmente ler a documentação do React.

Nos definimos variaveis com as declarações let e const. Para a proposta da documentação do React, você pode considerar, então, equivalente a var.

Nos usamos diretiva class para definir Classes do JavaScript. Há duas coisas que devemos relembrar então. Primeiro, difernte de objetos, você não precisa colcoar virgulas entre definições de métodos de classe. Segundo, diferente de outras linguagens que abordam Classes, em JavaScript o valor do this em um método depende de onde ele é chamado.

Algumas vezes usamos => para definir “Arrow Functions”. Elas são como funções regulares, mas encurtadas. Por exempo, x => x * 2 é mais ou menos como a função function(x) { return x * 2;}. Não esqueça que, arrow functions não tem seu próprio valor para this para ele lidar quando você deseja preservar o valor this da definição do método mais externo.

Não se preocupe se isso for muito para assimilar de uma só vez. O MDN JavaScript Reference é um recurso estelar, e você pode consulta-lo sempre que você se sentir confuso com alguma coisa.

Também, quando você tiver dúvida sobre alguma nova sintaxe significa, você pode usar o Babel REPL com as predefinições do ES2015 para verificar qual a velha sintaxe equivalente será gerada.


Carlos Delfino

Escrito por:

Desenvolvedor e consultor para projetos com Microcontroladores e Mobile

Google LinkedIn Digg Reddit StumbleUpon

Atualizado em