Em todo contexto de trabalho com TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) temos conceitos que precisam ser assimilados, vejamos neste artigo alguns palavras e conceitos usados no ASTERISK, quais seus significados e relação.

PBX (Private Branch Exchange)

É uma pequena central telefonica que pode ter apenas dois pontos de conexão telefônicos ou até mesmo centenas.

Virtual PBX

É o mesmo que PBX porém instalado remotamente em uma operadora ou mesmo criado através de softwares, podendo usar VOIP para comunicação entre os terminas.

PABX (Private Automatic Exchange)

É o mesmo que PBX. O acronimo PABX é melhor pois descreve ums istema automáto de troca de canais privados de telefonia.

IVR (Interactive Voice Response) ou URA (unidade de resposta audível)

O IVR ou URA é um recurso muito valioso em centrais telefonicas do tipo PBX, já que com este recurso podemos fazer atendimentos automáticos e distribuir a chamada conforme respostas do usuário, além disso podemos integrar a URA com o Arduino permitindo assim uma interação totalmente automática entre o usuário e o Arduino ou o Arduino e o Asterisk para fazer ligações para o usuário.

ACD (Automatic Call Distribution)

ACD permite que as ligações que chegam a central PBX sejam distribuídas conformem regras pre-estabelecidas, integrando a central com o Arduino podemos intervir nas regras de chamada conforme parâmetros coletados por ele.

FXO e FXS

Foreign Exchange Office e Foreign Exchange Sation, são tipos de canais (Channel), são canais telefônicos como em centrais PBXs, A FXO é como um aparelho telefônico, recebe sinais de controle como o sinal de chamada. Já a FXS é como uma saída da central telefônica gerando sinalização e também oferece alimentação elétrica para funcionamento do aparelho telefônico. Por exemplo para se conectar uma linha telefônica comum (PSTN) a um computador você precisa de um placa que tenha uma entrada FXO. Já para ligar seu telefone ao computador e este simular uma central telefonica você precisa de um canal FXS.

PSTN (PUBLIC SWITCHED TELEPHONE NETWORK)

É a sua operadora telefônica, em especial toda a infraestrutura que a constrõe.

POTS (Plain Old Telephone Service)

É o sistema telefônico clássico, amplamente utilizado no mundo, mesmo com o advento de linhas telefônicas como ISDN, ADSL, Fibra Ótica e Telefonica Celular.

ATA (Analog Telephone Adapter)

ATA é um adaptador de telefone comum para telefone IP, permitindo que se conecte um telefone padrão a sua rede IP e assim receber e fazer chamadas, um ATA normalmente é um dispositivo FXS.

Channel

São canais de comunicação, por onde há trafego de dados ou audio entre por exemplo o Asterisk e um ATA, no Asterisk não se distingue canais originador ou destino de chamada, nem mesmo canais FXO ou FXS.

SIP (Session Initiation Protocol)

É um protocolo de inicialização de seção, de código aberto usado em centrais PABX e definido pela RFC2543, podemos dizer que o SIP é similar ao HTTP, também baseado em texto e permite o uso de qualquer tipo de stream entre seções, iniciando e finalizando a seção, sendo ela audio ou video.

Agente Utilizador

O Agente utilizador se assemelha ao Browser, com ele é feita e estabelecida as chamadas ao PABX, é um software com inteligência para armazenar a situação da ligação e permite o uso de endereços similares a endereços de e-mail.

Endereço SIP

O Endereço SIP se assemelha ao endereço de e-mail, SIP:user@proxy.university.edu

Servidor Proxy SIP

O Servidor Proxy da mesma forma que para infraestrutura WWW, é um servidor intermediário, porém não faz cache das comunicações, apenas intermedia a conexão com outros servidores finais.

O Servidor Proxy pode ser usada em centrais onde um ramal tem vários Agentes Utilizadores, fazendo com que todos toquem ao mesmo tempo para uma chamada entrante, e o que atender primeiro tome o controle da ligação.

Um Servidor Proxy SIP pode ser também fundamental no sistema de tarifação de ligações.

Servidor de Redirecionamento SIP

O Servidor de Redirecionamento é capaz de permitir dois Agentes se interconectarem diretamente a outro servidor, sem o intermédio de um Servidor Proxy.

Servidor Redirecionador

Com este servidor o SIP permite o uso de unidades moveis, que podem estar em qualquer lugar na rede, ele recebe do AGente Utilizador seus dados de localização e assim mantendo um único endereço: SIP:user@proxy.university.edu, é possível localizar o Agente Utilizador mesmo que seu endereço mude na rede.

IAX2- IAX (Inter Asterisk eXchange)

Definido atualmente pelo RFC 5456, é um protocolo que substitui o SIP, porém utiliza apenas uma porta (porta 4569) tanto para sinalização como para comunicação, através do protocolo UDP, diferente do SIP e H.323. que usa RTP, o que é interessante para uso em redes que se comunicam através de Firewall e NAT, reduzindo os transtornos.

o IAX foi criado para uso entre instalações ASTERISK, porém hoje já existem telefones VoIP que suportam o protocolo.

Uma característica muito interessante do IAX é o fato de multiplexar multiplas chamadas em um único pacote de dados IP, ou seja um único datagrama IP pode transportar seções de comunicação de versos canais.

IAX-2 é a versão 2 do IAX, ambos suportado pelo Asterisk.

H.323

é um padrão de redes para sistemas AudioVisuais e multimídia, que pertence a familia H definida pelo ITU-T (International Telecomunication Union - Telecomunication Standartization sector), é uma recomendação arquitetural que pode ser aplicada sobre qualquer infraestrutura de rede de comunicação. Envolve diversos protocolos da familia H e G do ITU-T.

Gatekeeper

Gatekeeper é similar a um proxy, utilizado em sistemas baseados no padrão H.323 é opcional e centraliza os pedidos de chamada e gerencia a banda empregada pelos participantes para evitar que sobrecarreguem a rede com taxas de transmissão muito elevadas.

MCU (Multi Control Unit)

Componente que centraliza os pedidos de chamada, possibilitando a conexão de 3 ou mais participantes simultaneamente.

Este trabalho é mantido com os cursos oferecidos no
Curso Arduino Minas!


Carlos Delfino

Escrito por:

Desenvolvedor e consultor para projetos com Microcontroladores e Mobile

Google LinkedIn Digg Reddit StumbleUpon

Atualizado em