Em todo contexto de trabalho com TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) temos conceitos que precisam ser assimilados, vejamos neste artigo alguns palavras e conceitos usados no ASTERISK, quais seus significados e relação.

  • PBX (Private Branch Exchange) é uma pequena central telefonica que pode ter apenas dois pontos de conexão telefônicos ou até mesmo centenas.

  • Virtual PBX É o mesmo que PBX porém instalado remotamente em uma operadora ou mesmo criado através de softwares, podendo usar VOIP para comunicação entre os terminas.

  • IVR (Interactive Voice Response) ou URA (unidade de resposta audível) O IVR ou URA é um recurso muito valioso em centrais telefonicas do tipo PBX, já que com este recurso podemos fazer atentimentos automáticos e distribuir a chamada conforme respostas do usuário, além disso podemos integrar a URA com o Arduino permitindo assim uma interação totalmente automática entre o usuário e o Arduino ou o Arduino e o Asterisk para fazer ligações para o usuário.

  • ACD (Automatic Call Distribution) ACD permite que as ligações que chegam a central PBX sejam distribuídas conformem regras pre-estabelecidas, integrando a central com o Arduino podemos intervir nas regras de chamada conforme parâmetros coletados por ele.

  • FXO e FXS Foreign Exchange Office e Foreign Exchange Sation, são tipos de canais (Channel), são canais telefônicos como em centrais PBXs, A FXO é como um aparelho telefônico, recebe sinais de controle como o sinal de chamada. Já a FXS é como uma saída da central telefônica gerando sinalização e também oferece alimentação elétrica para funcionamento do aparelho telefônico. Por exemplo para se conectar uma linha telefônica comum (PSTN) a um computador você precisa de um placa que tenha uma entrada FXO. Já para ligar seu telefone ao computador e este simular uma central telefonica você precisa de um canal FXS.

  • PSTN (PUBLIC SWITCHED TELEPHONE NETWORK) É a sua operadora telefônica, em especial toda a infraestrutura que a constrõe.

  • POTS (Plain Old Telephone Service) É o sistema telefônico clássico, amplamente utilizado no mundo, mesmo com o advento de linhas telefônicas como ISDN, ADSL, Fibra Ótica e Telefonica Celular.

  • ATA (Analog Telephone Adapter) ATA é um adaptador de telefone comum para telefone IP, permitindo que se conecte um telefone padrão a sua rede IP e assim receber e fazer chamadas, um ATA normalmente é um dispositivo FXS.

  • Channel São canais de comunicação, por onde há trafego de dados ou audio entre por exemplo o Asterisk e um ATA, no Asterisk não se distingue canais originador ou destino de chamada, nem mesmo canais FXO ou FXS.

  • SIP

  • Console

Este trabalho é mantido com os cursos oferecidos no
Curso Arduino Minas!


Carlos Delfino

Escrito por:

Analista de Redes Windows e Linux, Analista de Desenvolvimento em diversas linguagens, incluindo para Microcontroladores, Consultor, mais de 20 anos de experiência no mercado de TICs

Google LinkedIn Digg Reddit StumbleUpon

Atualizado em