Começamos tudo instalando o MSYS2, vejo que para você foi um sucesso como foi para mim, então estamos neste segundo passo.

Mas, não adianta seguir se são teve sucesso no passo anterior. Seja honesto com você mesmo, faça cada passo e repita se necessário até ter sucesso.

Caso tenha chegado aqui antes de tentar o primeiro passo, retorne a ele para fazê-lo até que tudo dê certo. Clique aqui.

Clonando o Repositório QEMU

Agora vamos clonar o projeto do QEMU usando meu fork. Abaixo estão os comandos que devem ser executados, veja que a linha de comando abaixo o que vem antes do dólar ($) representa o diretório onde o comando deve ser digitado, portanto ~/qemu-delfino/build $ que dizer que você está dentro do diretório build que está dentro do diretório qemu-delfino e que está dentro do diretório home do usuário ~.

~/ $ git clone --depth=1 git@github.com:carlosdelfino/qemu.git qemu-delfino
~/ $ cd qemu-delfino
~/qemu-delfino/ $ git submodule update --init --depth=1

Usaremos por hora a versão de desenvolvimento, na terceira fase iremos adotar um novo branch para trabalharmos com as alterações.

A diretiva depthdiz ao git para baixar apenas o ultimo commit evitando baixar todo o repositório de forma desencessária.

Quando executar o comando para atualizar os submodules pode ocorrer alguns erros e ela ser interrompida, não se preocupe, iremos cada módulo atualiza-lo novamente de forma individual, e também poderão haver mudanças quando estiver lendo este artigo.

Neste video é apresentado os resultados durante a execução dos comandos

Ajustando o PATH.

Coloque o python e o GCC que foi de instalar no path usando o seguinte comando no shell do Msys2, caso já tenha feito isso no passo anterior e não fechou a janela do terminal, deve pular estes comandos, a execução repetitiva deles, irá prejudicar o funcionamento do PATH, portanto certifique-se sempre que os comandos estão acessíveis:

~/qemu-delfino/ $ PATH=$PATH:/c/Python27:/c/Python27/DLLs
~/qemu-delfino/ $ PATH=$PATH:/mingw64/bin/
~/qemu-delfino/ $ export PATH

Para verificar se o python e o gcc estão corretos digite os seguintes comandos:

~/qemu-delfino/ $ python --version
Python 2.7.12

~/qemu-delfino/ $ gcc --version
gcc.exe (Rev2, Built by MSYS2 project) 6.2.0
Copyright (C) 2016 Free Software Foundation, Inc.
This is free software; see the source for copying conditions.  There is NO
warranty; not even for MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE.

Próximo passo

Depois de tudo pronto vou rever todos os passos e adicionar detalhes sobre como obter cada biblioteca, para que serve cada uma e sua importância no projeto. Portanto, estes posts estarão em constante atualziação.

Clique aqui para a próxima etapa.


Carlos Delfino

Escrito por:

Analista de Redes Windows e Linux, Analista de Desenvolvimento em diversas linguagens, incluindo para Microcontroladores, Consultor, mais de 20 anos de experiência no mercado de TICs

Google LinkedIn Digg Reddit StumbleUpon

Atualizado em