Instruções para se usar o ALF em Java 8.

Certifique-se que o Java 8 esteja instalado e funcionando.

Baixe o ALF clicando aqui.

Em seguida descompacte o aquivo onde achar mais adequado, procure evitar caminhos longos, sugiro descompactar em uma pasta no raiz de seu computador.

Uma vez descompactado clique duas vezes no arquivo de nome Alf_VII_F6c.jar espere abrir a janela principal do ALF, caso não abra em menos de um minuto, tente executar na linha de comando do windows com o seguinte comando:

java -jar Alf_VII_F6c.jar

Você verá diversas mensagens sendo apresentadas na tela, não se preocupe é normal, somente verifique se alguma denota erro, se identificar alguma copie todas e me envie.

Abaixo está a tela que será apresentada:

Biblioteca Tele Inicial

Carregando a Biblioteca

Como pode ver há um botão no meio da janela, que deve ser usado para carregar pela primeira vez a biblioteca, ao clicar no botão será aberto uma janela para escolher um arquivo de configuração da biblioteca de dispositivos, selecione o arquivo desejado, ele deve estar na pasta cnf e deverá ter a extensão bib

Veja a imagem abaixo:

Carregando Biblioteca

Clicando no arquivo será exibido a lista de componentes de sua rede como na imagem abaixo:

Carregando Biblioteca

Carregando a Topologia

Pule para a próxima aba, você verá que as abas vão sendo liberadas conforme se carregam os recursos, agora você terá que carregar a topologia.

Carregando Biblioteca

Você verá diversos aquivos, use arquivo topologia.top, os arquivos de topologia tem a extensão tope também são encontrados na pasta cnf.

Carregando Biblioteca

Pronto a topologia foi carregada e verá uma lista de relacionamento em formato arvore, com na tela baixo.

Carregando Biblioteca

Agora podemos ver duas novas abas dentro da aba topologia, uma como foi dito é a versão textual e a outra como pode ser visto abaixo, e a versão gráfica da topologia.

Carregando Biblioteca

Carregando os Canais

Agora selecione a aba canais e veremos a tela abaixo, clique no botão e carregue o arquivo e carregue o arquivo canais.can, os arquivos de configuração de canais tem a extensão can.

Carregando Biblioteca

A carga dos canais é bem mais lenta, porque é bastante complexa sua leitura, já que a topologia é desmembrada na composição descrita pela biblioteca, cada nó da topologia vira um conjunto de componentes/equipamentos.

DA mesma forma que em topologia, há duas novas abas uma para canais apresentado de forma hierárquica em uma arvore e a outra em forma de gráfico.

Carregando Biblioteca

Já na aba gráfica os canais podem ser vistos em parte, é preciso rolar a tela para ver toda a imagem, é normal que os componentes fiquem vibrando, isto acontece porque o software tenta manter o gráfico organizado, para evitar que isso aconteça, aperte a tecla F7.

Carregando Biblioteca

##Gerenciando a Rede.

Pronto o Alf está funcionando, na próxima atualização deste artigo descrevo como inserir falhas na rede, e como analisar tais erros descobrindo quem é o possível causador, e também como inserir um causador e descobrir os erros gerados e por sua vez descobrir quem poderiam ser os causadores.


Carlos Delfino

Escrito por:

Analista de Redes Windows e Linux, Analista de Desenvolvimento em diversas linguagens, incluindo para Microcontroladores, Consultor, mais de 20 anos de experiência no mercado de TICs

Google LinkedIn Digg Reddit StumbleUpon

Atualizado em