Você gostou do post,
concorda com minhas ideias,
quer mais?
Curta o post no final da página, use o Disqus, compartilhe em sua rede social. Isso me ajuda e motiva, trazendo cada vez mais conhecimento, resumido e prático. Obrigado.

Wavelab é um Toolbox para Mathlab que pode ser usado no Octave, foi criado pela Universidade de Stanford, e tem como filosofia: que um Artigo Acadêmico para que seja adequado ao ensino deve ser capaz de ser replicado; assim com a ferramenta proposta os pesquisadores são convidados a fazerem seus artigos de forma que os leitores possam replicar seus experimentos.

Continuous wavelet transform of Cantor Signal
Continuous wavelet transform of Cantor Signal

Para baixar o Wavelab visite o seguinte link http://www-stat.stanford.edu/~wavelab/Wavelab_850/download.html

Instalando o Wavelab no Octave

Como eu uso o Octave e acredito na filosofia proposta acima pelos pesquisadores de Stanford, e vale a pena o uso da ferramenta.

Abaixo vai um pequeno tutorial para usar o Toolbox.

  • Crie uma pasta por exemplo ~/workspace/wavelets/wavelab para guardar seu trabalho e downloads relativos;
  • Descompacte a o pacote Wavelab 850, baixado deste link;
  • Copie a nova pasta de nome Wavelab850 para a pasta toolbox que deve ser criada na pasta raiz de instalação do seu Octave para windows, a pasta raiz é c:\octave\octave5.2\mingwin\, ficando similar ao meu: c:\octave\octave5.2\mingwin\toolbox\Wavelab850;
  • Edite o arquivo WavePath.m que está neste novo diretório depois de populado com o pacote baixado;
  • Adicione o código abaixo após a linha 31, para que ele reconheça a instalação do Octave 5.2 no Windows:
	elseif strcmp(Friend,'x86_64-w64-mingw32');
 	   PATHNAMESEPARATOR = '\';	  
	   WAVELABPATH = [cd PATHNAMESEPARATOR];  
      MATLABPATHSEPARATOR = ';';
      WAVELABPATH=strcat(matlabroot,'\toolbox\Wavelab850\')
  • Execute o comando addpath c:\octave\octave5.2\mingw64\toolbox\Wavelab850 para que o novo path seja adicionado ao Octave, se preciso corrija para refletir a sua instalação, eu não fiz testes com paths diferentes do sugerido acima, então caso tenha sucesso compartilhe para que possamos atualizar nossa documentação.
  • Execute então o comando WavePath para que o pacote seja instalado finalmente no Octave.

Testando a instalação

Para testar a instalação, é possível usar WTBrowser, script que já está pronto no ToolBox e demonstra as imagens/figuras apresentadas no livro do Sthefane Mallat, a Wavelet tour of signal processing

Tal script, apresenta todas as imagens propostas no livro, e é uma fonte gigantesca de material de estudo complementar ao que já apresentado no livro, trazendo praticidade.

A numeração das imagens não confere exatamente nem com a 2° Edição ou 3° do livro, acredito que possa ser referente a primeira edição. Mas é suficiente para ampliar os horizontes.

Mais exemplos e meus estudos

Conforme eu venha desenvolvendo no assunto e aprendendo a criar experimentos com Wavelets estarei colocando os exemplos no Fork Wavelabs disponível em meu repositório.

https://carlosdelfino.github.io/Wavelab850

Referências:

Você gostou do post,
concorda com minhas ideias,
quer mais?
Curta o post no final da página, use o Disqus, compartilhe em sua rede social. Isso me ajuda e motiva, trazendo cada vez mais conhecimento, resumido e prático. Obrigado.

Carlos Delfino

Escrito por:

Desenvolvedor e consultor para projetos com Microcontroladores e Mobile

Google LinkedIn Digg Reddit StumbleUpon

Atualizado em