As oficinas Basicão da Eletrônica são oficinas práticas tipo minicurso, que ocorrem periodicamente visando levar aos jovens conhecimento de eletrônica em um formato livre, as oficinas não subestimam nem levam conhecimento pré-formatado, mas dão a oportunidade dos participantes interagirem e aplicar seus próprios conhecimentos, inclusive através da desconstrução, sem que se permita a quebra da autoestima, mas dando a chance de errar, o jovem tenta primeiro fazer com o que possui de conhecimento, dali parte para novas etapas, ou reconstruir seu saber buscando o sucesso em caso de falha.

As oficinas Basicão da Eletrônica visam levar conhecimentos fundamentais de eletrônica, como os conceitos de Tensão, Corrente e Resistência e quando os jovens estão envolvidos e de posse de tais conceitos, são apresentados aos poucos ao uso prático de componentes relacionados como resistores, LEDs e capacitores, sempre usando recursos que possam exibir d e forma concreta o que está sendo aprendido, e sempre dando gancho para novos coneitos que sejam fundamentais.

Nas oficinas são usados fontes reguladas para evitar danos acidentais aos componentes e muito menos aos participantes. Apesar que, as oficinas, permitem aos participantes, brincar com os limites chegando até mesmo a queimar os componentes. Diante de tais acontecimentos é resgatado o conceito das grandezas envolvidas e fixando sua importância.

As oficinas visam assim de forma divertida e desafiadora levar conceitos que serão usados em toda a vida do jovem caso ele se envolva com qualquer prática profissional ou por hobby (maker) que se utilize em algum nível de tais conhecimentos. Formulas importantes para calculos relativos a escolha dos componentes são apresentadas gradatívamente permitindo assim um aprendizado suáve, sem exercícios repetitívos, não sendo assim cansátivo.

As oficinas podem ser oferecidas para crianças a partir de 8 anos, estas já nas primeiras oportunidades tem contato com equipamentos de testes como multímetros digitais e com componentes que instigam sua curiosidade, já que sua funcionalidade como os LEDs são intrigantes e agradáveis a todos. Mesmos formulas que utilizam divisão e multiplicação são facilmente assimiladas por serem introduzidas sem que seja algo apenas teorico, mas prático.

Durante as oficinas usamos LEDs, Fitas de LEDs, motores e componentes de apoio como resistores, baterias e até capacitores, sempre desafiando seus limites de forma a reconstruir o conhecimento quando necessário.

Nas Oficinas Basicão da Eletrônica, são também inseridos conhecimentos relativos a robótica e automação, abrindo gancho para novas oficinas como a Oficina Hello World Arduino.

Portanto as Oficinas sugeridas são na verdade um programa que envolve diversas atividades ocupando o tempo da criança, e sem dúvida são grande oportunidade para que se una com outros projetos de cidadania levando ao jovem conhecimento e oportunidade de valorização e inserção na sociedade além de seu contexto local.


Google LinkedIn Digg Reddit StumbleUpon