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Foi apresentado no post anterior a Camada responsável por ajudar na abstração do microcontrolador e seus dispositivos internos ou externos para as camadas mais altas. E agora veremos a camada de Serviços que fica no ponto oposto a MCAL.
A imagem abaixo demonstra bem o que é a MCAL, simplificando tudo que apresentamos sobre ela no post anterior. A imagem foi obtida no site da Embitel.
A seguir vamos visualizar uma imagem que apresenta uma representação mais completa do AUTOSAR e assim percebemos onde cada camada e módulo está e como se relacionam. A imagem foi obtido na documentação da AUTOSAR disponível na internet.
E como dito iremos estudar neste post a camada de serviços, esta camada juntamente com acamada de abstração do ECU e a MCAL além do módulo que fornece Drivers Complexos (Complex Drivers), formam os serviços básicos do AUTOSAR chamado de BSW (Basic Software), como é visto no diagrama de blocos acima, a camada de serviços tem praticamente os memos módulos que a MCAL, é a camada mais elevada estando oposta a camada MCAL e tendo como auxiliar na abstração dos recursos a camada de abstração do ECU que veremos no próximo post.
A camada de serviços atende boa parte das solicitações vindas externamente do BSW (Basic Software), sendo auxiliada pelo módulo Complex Driver e no caso das portas de I/O gerais, são acessadas diretamente na camada MCAL.
Os serviços relacionados a MCU são auxiliados com a camada ECU que solicita a camada MCAL, porém a camada de serviços tem acesso direto a MCU em alguns casos.
A título de qualificação listo as funcionalidades oferecidas pela camada de serviços:
- Funcionalidades de Sistema Operacional;
- Serviços de gerenciamento e comunicação da rede do Veiculo (Vehicle Network);
- Serviços de memória, gerenciamento da NVRAM;
- Serviços de diagnósticos (incluindo comunicação UDS, tratamento de faltas e erros de memória);
- Gerenciamento do estado da ECU, Gerenciamento de modo;
- Monitoramento do fluxo temporal e lógico do programa (gerenciamento Wdg);
A Camada de serviços atende basicamente as aplicações, ao ambiente de execução (RTE) e módulos básicos, tornado a aplicação independente do hardware do microcontrolador e da ECU.
Fontes
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https://electronicsforu.com/technology-trends/tech-focus/microcontrollers-getting-better-better?utm_source=pushengage&utm_medium=push_notification&utm_campaign=pushengage
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https://www.embitel.com/blog/embedded-blog/what-is-autosar-mcal-software-architecture
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https://vector.com/vi_preevision-electric-electronic-architecture_en.html?gclid=Cj0KCQiAv_HSBRCkARIsAGaSsrCNTc3YCz2klh4jjvEuoYrwhVOUP6LdJZhD0LE9JvD9hJwFq4vi7qYaAhGtEALw_wcB
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https://www.autosar.org
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https://www.engineersgarage.com/articles/autosar-automotive-open-systems-architecture
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