Você gostou do post,
e
quer mais?
Me paga um café! :) PIX consultoria@carlosdelfino.eti.br
Curta o post no final da página, use o Disqus, compartilhe em sua rede social. Isso me ajuda e motiva
Obrigado.

Este ano voltarei dando um maior foco nos estudos e compartilhamento de informações sobre o universo ligado a arquitetura ARM, neste primeiro artigo veremos um novo conceito muito importante para dar os primeiros passos no campo ligado ao desenvolvimento Automotivo.

Para iniciarmos nossos estudos sobre Microcontroladores e Framewors para uso Automotivo, precisamos aprender sobre a arquitetura dos atuais sistemas de software automotivos e para isso precisamos aprender primeiro o conceito indicado pela sigla MCAL que significa Micro Controler Abstraction Layer ou MCU Abstration Layer, esta sigla faz parte do que será nosso campo de estudo e é definido por AUTomotive Open SystemAR chitecture (AUTOSAR)_ que veremos no próximo post.

O MCAL pode ser definido como uma camada do Software Básico do AUTOSAR, uma camada que tem acesso a todos os dispositivos sejam internos ou externos ao microcontrolador que normalmente são mapeados para endereços de memória como é no caso do ARM e outros MCUs.

O MCAL como seu nome diz abstrai toda a arquitetura do microcontrolador e o método de acesso aos dispositivos de forma que as camadas de softwares mais altas não se preocupem com a arquitetura e detalhes do microcontrolador. As camadas superiores são normalmente as camada de ECU e a camada de serviços.

O MCAL é parte fundamental do AUTOSAR, é este módulo que habilita esta arquitetura de software ter as camadas básicas de software (BSW) a Camada de Aplicação (Application Layer) totalmente independentes da arquitetura do MCU e da plataforma de Hardware como um todo, e claro com o auxilio da Camada ECU que abstrai totalmente os detalhes de operação da MCAL.

Assim traz grande benefícios ao desenvolvimento de produtos reduzindo custo e tempo, além de uma elevação na abordagem de projeto do ECU (Electronic Control Unit) de codificação para configuração.

Controladores de Dispositivos do módulo AUTOSAR MCAL

Abaixo apresento a lista obtida no site www.embitel.com dos diferentes Device Drivers (controladores de dispositivos/recursos) disponibilizado pelo AUTOSAR MCAL.

Veja na imagem a seguir a relação do MCAL e seus módulos com os dispositivos existentes no MCU, a imagem foi obtida no site da Embitel.

Autosar MCAL Software

Como podem ver cada periférico interno do MCU possui um módulo de software responsável por seu gerenciamento, incluindo sua configuração e gestão dos processos de entrada e saída.

Microcontroller Drivers:

Os Drives de Microcontrolador são responsáveis por fornecer uma API para acessar recursos internos a estes como Timers, Watchdog e a própria MCU, veja abaixo 3 deles:

  • GPT Driver: GPT (General Purpose Timer) é o software que contrala o dispositivo como o Timer interno do MCU, ele inicializa o GPT e executa a contagem do tempo.

  • WDG Driver: WDG (Watchdog) é o software que inicializa o Watchdog e preparada e seleciona os modos de uso.

  • MCU Driver: o Software da MCU (Micro Controller Unit) ajuda a configurar o MCU, inicializar o Clock e ajuda a configurar os modos de uso de Energia.

Ao dar inicio a esta analise, quem já conhece o universo ARM pode estar se perguntando como eu, qual a diferença do AUTOSAR para o CMSIS, e com o desenrolar deste estudo se tornaram mais clara as diferenças e dependências.

Memory Drivers

  • FLS Driver: Driver FLS (Flash), este Driver inicializa a memória flash e gerecia a Leitura/Escrita.

Communication Drivers

Os módulos de software responsáveis pela comunicação são capazes de lidar com o dispositivo físico e seus protocolos de comunicação.

  • SPI Handler/Driver, Driver ou Handler é responsável pela inicialização do clock e das funções seriais relacionadas, além de gerenciar as configurações dos Buffers de entrada e saída relativos disposito interno ou externo ao microcontrolador.

  • LIN Driver (Local Interconnected network) é responsável por por inicializar o recursos relativos ao LIN e gerir os processos de Entrada e Saída.

  • CAN Driver (Controller Area Network) como o LIN é responsável pelos processos de configuração e entrada e saída dos periféricos internos do MCU relativos ao CAN e seu protocolo.

  • FlexRay Driver é um controlador de dispositivo que inicializa o FlexRay e gerencia todo o o processo de entrada e saída.

  • Ethernet Driver, é um controlador do dispositivo Ethernet que inicializa e gerencia todo o processo de entrada e saída Ethernet.

I/O Drivers

  • ICU Driver (Input Capture Unit) é um controlador de dispositivo que usando o Timer interno do MCU mede formas de onda PWM, e também é responsável por todo o processo de inicialização do ICU.

  • PWM Driver (Pulse Width Modulation) é um controlador de dispositivo que usando o Timer Interno do MCU gera formas de onda PWM e gerencia toda sua configuração.

  • ADC Driver (Analog Digital Converter) é um controlador de dispositivo para ADC interno ao MCU, responsável pela inicialização do ADC, parada e inicio da conversão AD, configuração dos buffers de conversão e leitura dos resultados AD.

  • DIO Driver (Digital Input/Output) é um controlador de dispositivo que controla a sinalização das portas de entrada e saída digital.

  • PORT Driver é o controlador que gerencia as portas do MCU configurando como entrada e saida e o gerenciamento das configurações e compartilhamento das funções das portas do MCU, lembrando que uma porta é ocmposta por conjuntos de pinos cada pino pode assumir uma função conforme sua configuração e anexação a um dispositivo interno como porta serial, spi, i2c, pwm, adc e etc..

Conclusão

Vimos neste post a camada de software que contém controladores que adaptam e ajudam a abstrair o hardware do MCU para as camadas mais elevadas, este conjunto de softwares controladores são módulos responsáveis por cada tipo de periféricos.

Esta camada atende a demanda da camada de abstração do ECU que é a camada responsável pela real abstração de cada dispositivo, e assim atendem a necessidade da camada de serviços, veremos detalhes sobre esta camada no próximo post, estas camadas compõem a BSW, que possuem além destas camadas o módulo de drivers complexos.

Veja podemos perceber a BWS em camadas ou em uma matrix camada funcionalidade, já que em cada camada há um módulo de software especializado que se compõem com o módulo da camada inferior, sendo assim na camda de serviços temos um módulo que se comunica com outro módulo da camada de abstração ECU que por sua vez se conecta a camada de controladores de dispositivos (MCAL) que finalmente transmite ou recebo do MCU.

Fontes

  • https://electronicsforu.com/technology-trends/tech-focus/microcontrollers-getting-better-better?utm_source=pushengage&utm_medium=push_notification&utm_campaign=pushengage

  • https://www.embitel.com/blog/embedded-blog/what-is-autosar-mcal-software-architecture

  • https://vector.com/vi_preevision-electric-electronic-architecture_en.html?gclid=Cj0KCQiAv_HSBRCkARIsAGaSsrCNTc3YCz2klh4jjvEuoYrwhVOUP6LdJZhD0LE9JvD9hJwFq4vi7qYaAhGtEALw_wcB

  • https://www.autosar.org

  • https://www.engineersgarage.com/articles/autosar-automotive-open-systems-architecture

Não deixe de me pagar um café, faz um PIX: consultoria@carlosdelfino.eti.br de qualquer valor.


Carlos Delfino

Escrito por:

Desenvolvedor e consultor para projetos com Microcontroladores e Mobile

Google LinkedIn Digg Reddit StumbleUpon

Atualizado em