Você gostou do post,
e
quer mais?
Me paga um café! :) PIX consultoria@carlosdelfino.eti.br
Curta o post no final da página, use o Disqus, compartilhe em sua rede social. Isso me ajuda e motiva
Obrigado.

A melhor forma de se trabalhar com o Python é criando Ambientes Virtuais onde são instalados versões especificas dos módulos, neste artigo falaremos sobre o que são estes Ambientes Virtuais e o que são Módulos

Módulos o que são e como usa-los

O Python possui um sistema poderoso de extensão baseado em módulos que foi emprestado da linguagem Modula 3, este sistema permite a carga de código produzido por terceiros como pequenos arquivos ou frameworks completos, permitindo o reaproveitamento de código de forma muito fácil.

O Primeiro módulo que usuaremos é um módulo bem especifico e de uso bem restrito, chamado venv, este módulo permite a criação de ambientes virtuais de forma que cada ambiente tenha seu conjunto próprio de módulos em versões específicas.

Ambientes Virtuais

O Python possui a capacidade de, digamos, enjaular diversos ambiente de execução, disponbilizando apenas as versões de módulos desejados, evitando riscos de conflitos de versões e principalmente o uso das versões desejadas. Podemos ter quantos ambientes seu dispositivo de armazenamento suportar.

Em cada Shell aberto pode haver um ambiente diferente ativo.

Criando um Ambiente Virtual

Vamos criar uma pasta para nossos estudos, como uso Linux, irei apresentar os paths conforme o padrão Linux, adapte para o windows conforme sua necessidade.

Para criar um ambiente virtual usamos o módulo “venv”, para executa-lo digite o comando abaixo:

$ python -m venv ~/workspace/aulas_python/aula_4/venv

O comando acima se divide em três partes, a primeira python, nome do interpretador da linguagem Python, o segundo -m venv, chama o módulo _“Virtual Enviroment”, e a terceira parte é o caminho de onde será armazenado os arquivos do novo ambiente virtual, veja que por prática comum, se nomea o diretório final como venv você pode usar outro nome e os caminhos como quiser desejar organizar estes ambientes. Eu particulamente crio um ambiente em cada pasta de projeto isso me ajuda a encontrar os ambientes facilmente. A desvantagem é que todos os ambientes acabam com o mesmo nome, mesmo estando em pastas diferentes.

Veja que o comando cuida de criar as pastas não existentes, cuidado ao digitar os nomes, pois se digitar uma pasta errado será assim mesmo criado.

O comando ao ser executado não emite mensagem alguma.

Ativando o Ambiente Virtual

Para ativar o ambiente virtual use o comando abaixo:

$ source ~/workspace/aulas_python/aula_4/venv

Instalando outros módulos

A instalação de novos módulos é bem simples, para isso utilizamos o comando pip que acompanha o framework da linguagem Python, sendo instalado juntamente com os demais recursos básicos da linguagem.

Certifique que o ambiente virtual esteja ativo como foi esplicado acima, e digite o comando

$ pip install numpy pandas

Este comando, como mostrado da imagem abaixo instala dois módulos que serão explicados em artigos a seguir a este em detalhes, veja na tela abaixo o processo, observe que o comando pip identifica as dependências e instala todos os módulos necessários.

Por questões didáticas informei no mesmo comando o módulo NumPy e Pandas (no plural, panda no singular é outro módulo), veja que, NumPy é uma dependência de Pandas

Fontes:

  • https://cieda.com.br
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Python
  • https://www.python.org/about/gettingstarted/
  • https://wiki.python.org/moin/BeginnersGuide/Programmers

Não deixe de me pagar um café, faz um PIX: consultoria@carlosdelfino.eti.br de qualquer valor.


Carlos Delfino

Escrito por:

Desenvolvedor e consultor para projetos com Microcontroladores e Mobile

Google LinkedIn Digg Reddit StumbleUpon

Atualizado em