e
quer mais?
Me paga um café! :) PIX consultoria@carlosdelfino.eti.br
Curta o post no final da página, use o Disqus, compartilhe em sua rede social. Isso me ajuda e motiva
Obrigado.
A linguagem Python é interpretada, e possui um interpretador interativo que pode ser acessado da linha de comando, permitindo que o programador apresente os comandos um a um e faça tarefas rápidas e de forma eficiente.
Além do interpretador ser uma avançada calculadora, em especial com a ajuda de módulos avançados como o NumPy e Pandas, também é possível fazer tratamentos de dados em arquivos, APIs remotas.
Para acessar o interpretador interativo basta executar o comando python
na linha de comando do shell de seu sistema operacional. Para sair basta digitar exit()
seguido da tecla enter
.
Ao entrar lhe será apresentado a versão do python entre outras informações, seguido pelo prompt >>>
.
Python tem uma estrutura de programação fortemente atrelada a intentação, e para identificar que é preciso identar o prompt muda para ...
, vejamos um exemplo prático que será estudado em detalhes mais a frente.
Operações matemáticas básicas
No interpretador interativo você pode fazer operações matemáticas básicas, por exemplo:
Easter Eggs
Easter Eggs são surpresas inseridas no código e o python como tudo que envolve bons programadores tem os seus, veja alguns.
The Zen of Python
Ao digitar import this
no interpretador interativo você obtem o poema The Zen of Python, ele foi inserido no PEP 20 (Python Enhancement Proposal) e deveria ser 20 aforismos porém apenas 19 foram escritos. Este poema foi escrito pelo Pythoneer de longa data Tim Peters com o objetivo de apontar os princípios orientadores do BDFL para o design do Python.
Antigravity
Digite import antigravity
e você é direcionado para um artigo especial no site XKCD um site de webcomics.
Usando Unicode nos identificadores
Python 3 é 100% compátivel com Unicode, sendo assim, pode-se usar caracteres especiais como letras gregas, e até acentuação para descrever suas variáveis.
Mais Easter Eggs
Para outros Easter Eggs visite a página https://github.com/OrkoHunter/python-easter-eggs
Conclusão
Aprendemos o Prompt Interativo do Python, como usa-lo fazendo dele uma calculadora e algumas surpresas típicas de programador, agora precisamos aprender as como evitar erros básicos, e aprenderemos no próximo artigo as palavras reservadas da linguagem e que só devem ser usadas com indicadas.
Fontes:
- https://cieda.com.br
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Guido_van_Rossum
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Python
Não deixe de me pagar um café, faz um PIX: consultoria@carlosdelfino.eti.br de qualquer valor.