Você gostou do post,
e
quer mais?
Me paga um café! :) PIX consultoria@carlosdelfino.eti.br
Curta o post no final da página, use o Disqus, compartilhe em sua rede social. Isso me ajuda e motiva
Obrigado.

Umas das principais formas de se obter dados para o Python é através de arquivos estruturados como no formato CVS, iremos ver neste artigo como lidar com arquivos de forma bem simples e didática.

Não usaremos neste artigo nenhuma ferramenta que possa tornar este trabalho mais simples, e elas existem, por exemplo o Pandas que foi comentado brevemente numa postagem anterior, visto que nosso intuito é didático que queremos ir construindo o conhecimento sobre a linguagem no contexto mais básico.

A forma mais correta de abrir um arquivo é usando a estrutura de controle with, com ela temos um bloco que irá manipular o arquivo e quando o bloco finalizar este será automáticamente fechado, e caso algo dê errado, ele cuidará do processo para fechar-lo corretamente. Mas a abertura do arquivo é feita pela função open() que recebe alguns argumentos conforme suas intenções com o arquivo.

Vamos usar o exemplo a seguir para entender como tudo isso funciona.

Baixe-o arquivo que usaremos em nossos estudosclicando aqui, este arquivo é um dos arquivos de cotação da bolsa de valores, usaremos apartir de agora arquivos reais da bolsa para nossos exemplos. Ao baixar o arquivo grave-o na pasta que está usando para seus estudos. No meu caso uso a pasta $HOME/workspace/curso_python, substitua o caminho para onde está guardando os arquivos deste curso.

>>> with open('/home/carlosdelfino/workspace/curso_python/COTAHIST_D12122022.TXT',
...          'r',encoding='iso-8859-1') as cot:
...    conta_linhas = 0
...    for linha in cot:
...        conta_linhas = conta_linhas + 1
...        print(conta_linhas, ': 'linha)

O exemplo acima é bem simples, na primeira linha cria-se o bloco de códigos com with então o arquivo é aberto somente para leitura com codificação iso-8859-1, em seguida atribui o objeto arquivo a variável cot.

O primeiro argumento é o nome do arquivo a ser aberto, pode-se informar o nome com o caminho completo ou relativo.

O segundo argumento informa como o arquivo será aberto, podemos abrir o arquivo como somente leitura r, somente escrita w, e leitura e escrita r+. Se não informamos o modo que o arquivo deve ser aberto será aberto como sendo somente leitura.

O terceiro argumento é nomeado como encoding, com ele informamos qual a codificação do arquivo, veja que se não informamos qual a codificação a função open usará a padrão do sistema operacional, UTF-8 para Linux e ISO-8859-1 para windows, no caso nosso arquivo foi criado no windows, mas estou usando o Linux, assim informei a codificação adequada.

As linhas subsequentes são identas pois fazem parte do bloco with.

A segunda linha defino uma variável que irá contabilizar o número de linhas.

Na terceira até a quarta linha defino um loop que procesa o arquivo, como pode ver na linha se cria o loop, uso uma estrutura onde o for trata o arquivo aberto como um objeto do tipo interable, estes tipos de objeto sempre que são acessados pelo for retonam o próximo valor como em uma fila, no caso de um objeto arquivo criado com open está pronto para ser usado como manipulado pelo for, a cada interação uma linha é retornada.

E finalmente ele contabiliza a linha e em seguida imprime seu conteúdo.

Conclusão

Nosso objetivo neste artigo foi apresentar rapidamente como lidar com arquivos, em artigos futuros aprofundaremos no tema.

Neste artigo você aprendeu a abrir o arquivo, a contar as linhas e finalmente obter seu conteúdo.

Fontes:

  • https://cieda.com.br
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Python
  • https://docs.python.org/pt-br/3/tutorial/inputoutput.html#reading-and-writing-files
  • https://gist.github.com/carlosdelfino/f17caa6c66cd2b96c5715edeb6b624a3
  • https://gist.github.com/carlosdelfino/ac57eaef9b502c43895aa10dd7e40689

Não deixe de me pagar um café, faz um PIX: consultoria@carlosdelfino.eti.br de qualquer valor.

Participe na Comunidade Basicão da Eletronica e aprenda eletrônica de um jeito diferene e gratuito

Carlos Delfino

Escrito por:

Desenvolvedor e consultor para projetos com Microcontroladores e Mobile

Google LinkedIn Digg Reddit StumbleUpon

Atualizado em