Você gostou do post,
e
quer mais?
Me paga um café! :) PIX consultoria@carlosdelfino.eti.br
Curta o post no final da página, use o Disqus, compartilhe em sua rede social. Isso me ajuda e motiva
Obrigado.

Nesta públicação relato alguns detalhes e recursos trazidos por cada versão principal do Python,

Tal iniciativa se dá com parceria com o projeto CIEDA desenvolvido por Roberto Placido, conhecido como Beto Byte,

Python 0.9.0

Lançado a primeira versão do Python, já com classes com herança, tratamento de exceção, funções e os principais tipos de dados (list, dict, str).

O sistema de módulos foi emprestado do Modula-3, uma linguagem conceito da época.

Python 1.0

Lançado em Janeiro de 1994, onde foi incluido: Programação Funcional, lambda, map, filter e reduce.

Python 1.2

A última versão lançada enquanto Van Rossum estava no CWI. Em 1995, Van Rossum continuou seu trabalho em Python na Corporation for National Research Initiatives (CNRI) em Reston, Virgínia.

Python 1.4

Destacam-se nesta versão os argumentos nomeados e o suporte interno para números complexos.

Python 2.0

Lançado em outubro de 2000, introduziu a compreensão de listas e um coletor de lixo capaz de coletar ciclos de referência.

Python 2.1

A sua licença foi renomeada para Python Software Foundation License e todo o código, documentação e especificações, adicionadas desde o lançamento alfa do Python 2.1 em diante, tornaram-se de propriedade da Python Software Foundation (PSF), uma organização sem fins lucrativos formada em 2001.

O lançamento incluiu uma mudança na especificação da linguagem para suportar escopos aninhados e escopos estáticos.

Python 2.2

Lançado em dezembro de 2001 unificando os tipos e classes do Python em uma hierarquia, tornando o modelo de classes do Python, pura e consistentemente, orientado a objetos. Também foram adicionados geradores inspirados na Linguagem Icon.

Python 2.5

Lançado em setembro de 2006 e introduziu a instrução with, que inclui um bloco de código dentro de um gerenciador de contexto para, por exemplo, adquirir um bloqueio antes que o bloco de código seja executado e liberar o bloqueio posteriormente, ou abrir um arquivo e depois fechando-o, e também estabelecendo uma sintaxe similar a try/finally.

Python 2.6

Lançado para coincidir com o Python 3.0 e incluiu alguns recursos dessa versão, bem como um modo de “avisos” que destacava o uso de recursos que foram removidos no Python 3.0.

Python 2.7

Coincidiu e incluiu recursos do Python 3.1, que foi lançado em 26 de junho de 2009. Os lançamentos paralelos 2.xe 3.x cessaram e o Python 2.7 foi o último lançamento na série 2.x. Em novembro de 2014, foi anunciado que o Python 2.7 seria suportado até 2020, e os usuários foram incentivados a migrar para o Python 3 o mais rápido possível.

Python 2.7.18

Uma versão final, ocorreu em 20 de abril de 2020 e incluiu correções para bugs críticos e bloqueadores de lançamento, e isso marcou o fim da vida útil do Python 2.

Python 3.0

Lançado em 3 de dezembro de 2008. foi projetado para corrigir falhas de design fundamentais na linguagem. As alterações necessárias não puderam ser implementadas mantendo total compatibilidade com versões anteriores com a série 2.x, exigindo um novo número de versão principal.

O princípio orientador do Python 3 era “reduzir a duplicação de recursos removendo formas antigas de fazer as coisas”.

O Python 3.0 foi desenvolvido com a mesma filosofia das versões anteriores.

No entanto, como o Python acumulou maneiras novas e redundantes de programar a mesma tarefa, o Python 3.0 enfatizou a remoção de construções e módulos duplicados, de acordo com o Zen do Python: “Deve haver uma - e de preferência apenas uma - maneira óbvia de fazer isso”.

No entanto, o Python 3.0 permaneceu uma linguagem multiparadigma. Os programadores ainda poderiam seguir os paradigmas de programação orientada a objetos, estruturada e funcional, dentre outros paradigmas, mas com escolhas tão amplas, os detalhes deveriam ser mais óbvios no Python 3 do que no Python 2.

Instalando o Python.

Falarei da instalação do Python no próximo Artigo

Fontes:

  • https://cieda.com.br
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Python
  • https://www.python.org/about/gettingstarted/
  • https://wiki.python.org/moin/BeginnersGuide/Programmers
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Icon_(linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o)

Não deixe de me pagar um café, faz um PIX: consultoria@carlosdelfino.eti.br de qualquer valor.


Carlos Delfino

Escrito por:

Desenvolvedor e consultor para projetos com Microcontroladores e Mobile

Google LinkedIn Digg Reddit StumbleUpon

Atualizado em