Você gostou do post,
e
quer mais?
Me paga um café! :) PIX consultoria@carlosdelfino.eti.br
Curta o post no final da página, use o Disqus, compartilhe em sua rede social. Isso me ajuda e motiva
Obrigado.

No Linux como no Windows possui um usuários com acesso a nível de Administrador, porém existe um usuário que representa o Administrador, e se chama root, este usuário tem acesso ilimitado ao Sistema Operacional Linux.

Porém no linux os usuários são configurados para rodarem como Root ou seja “Super Usuário” para se ter acesso aos recursos administrátivos, há outros modos de acesso a recursos especificos, veremos aqui como transformar o usuário comum em um usuário com super poderes, ou seja um “Super Usuário”.

Os “Super Usuários” são chamados de “Sudor” no singular e “Sudores” no plural, referencia ao comando “sudo” que transforma momentaneamente o usuário em “Super Usuário”.

Para isso acontecer naturalmente é preciso adicionar o usuário ao grupo “sudo”, e como sabem isso é feito no arquivo /etc/group, mas não iremos fazer isso manualmente e diretamente neste arquivo, para isso usaremos o comando usermod como apresentado a seguir, primeiro faça o login como root usando o comando su, já que normalmente não é possível fazer logim diretamente:

$ su
$ usermod -a -G sudo nome_do_usuario

O primeiro comando, su, dá acesso também aos recursos de Super Usuário, mas não converte momentaneamente o usuário comum. Já o segundo comando usermod com as chaves de comando -a -G adiciona (append) ao grupo que segue, no caso sudo e por último nome_do_usuário é auto explicativo.

Agora se pode usuar o comando sudo para dar super poderes momentaneos ao usuário comum, experimente:

$ sudo ls /root

A linha pede para listar a pasta /root que é acessível apenas para Super Usuários.

Agora basta preceder com sudo qualquer comando que exige Super POderes, veja a diferença do comando su que abre um novo shell como Super Usuário, e só sai quanod se digita exit, o que é pouco prático para tarefas pontuais como editar um arquivo apenas.

O uso desta forma traz mais segurança ao ambiente.

Não deixe de me pagar um café, faz um PIX: consultoria@carlosdelfino.eti.br de qualquer valor.

Participe na Comunidade Basicão da Eletronica e aprenda eletrônica de um jeito diferene e gratuito

Carlos Delfino

Escrito por:

Desenvolvedor e consultor para projetos com Microcontroladores e Mobile

Google LinkedIn Digg Reddit StumbleUpon

Atualizado em