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A tabela possui em seu formato original, caractéres codificados como números de 0 a 9, letras de a até z minúsculas e maiúsculas, simbolos de pontuação básicos comumente usados, códigos de controle, usados até hoje em impressores matriciais, criados na época dos teletipos, além de espaço.

Como dito a tabela foi criada para uso com teletipos e seu primeiro uso data de 6 de outubro de 1960. Sendo o primeira versão do padrão lançado em 1963, a maior revisão foi em 1967, e a mais atual revisão em 1986, atualmente utilizamos uma versão de 256 bytes, acrescida de caracteres utilizados em outros idiomas em especial de origem latina.

A tabela ascii atualmente somente peder em uso para a tabela de caracteres UTF-8 conhecido como Conjunto de caracter UTF-8 (ou CharSet UTF-8).

Abaixo apresentamos a tabela básica, que de maior interesse para uso com o Arduino, e a seguir a extensão da tabela.

Porque Conhecer a Tabela ascii?

Conhecer a tabela ascii é fundamental para qualquer programador, e sem dúvida para o programador que irá lidar com microcontrolador e com linguagens de baixo nível, aquelas linguagens que irão lidar mais intimamente com bits e bytes.

O conhecimento da tabela ascii demonstra, intimidade com conceitos técnicos e fundamentais para tal atuação e permite o uso de padrões e facilidade de compreenção do protocolo adotado para comunicação em seus equipamentos.

Além disso caso tais equipamentos venham a demandar comunicação com equipamentos de terceiros, sem dúvida a adoção da tabela ascii para envio de controle e caracteres que irão compor informação serão fundamental para a manutenção desta comunicação sem complicações e reinvenções desnecessárias.

Conhecendo a Tabela

Inicialmente apresento a tabela indexa com números hexadecimais, e na segunda tabela com números décimais.

Tabela indexada por números hexadecimal

  0x00 0x01 0x02 0x03 0x04 0x05 0x06 0x07 0x08 0x09 0x0A 0x0B 0x0C 0x0D 0x0E 0x0F  
0x00 NUL SOH STX ETX EOT ENQ ACK BEL BS TAB LF VT FF CR SO SI 0x0F
0x10 DLE DC1 DC2 DC3 DC4 NAK SYN ETB CAN EM SUB ESC FS GS RS US 0x1F
0x20   ! # $ % & ( ) * + , - . / 0x2F
0x30 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 : ; < = > ? 0x3F
0x40 @ A B C D E F G H I J K L M N O 0x4F
0x50 P Q R S T U V W X Y Z [ \ ] ^ _ 0x5F
0x60 ` a b c d e f g h i j k l m n o 0x6F
0x70 p q r s t u v w x y z { | } ~   0x7F

Tabela indexada por números decimal

  0 1 2 3 4 5 6 7 8 9  
000 NUL SOH STX ETX EOT ENQ ACK BEL BS TAB 009
010 LF VT FF CR SO SI DLE DC1 DC2 DC3 019
020 DC4 NAK SYN ETB CAN EM SUB ESC FS GS 029
030 RS US   ! # $ % & 039
040 ( ) * + , - . / 0 1 049
050 2 3 4 5 6 7 8 9 : ; 059
060 < = > ? @ A B C D E 069
070 F G H I J K L M N O 079
080 P Q R S T U V W X Y 089
090 Z [ \ ] ^ _ ` a b c 099
100 d e f g h i j k l m 109
110 n o p q r s t u v w 119
120 x y z { | } ~       129

Tabela Extendida

A tabela ASCII em seu modelo original não atende a todos os idiomas, já que foi criada para o idioma Inglês, então para resolver esta cararência, foi criada o conceito de página de código.

Quem é do tempo do DOS, e inclusive UNIX e Xenix, deve se lembrar das configurações relativas á Code-Page, a mais usada no Brasil foi a 850.

Bem tais páginas de código definem como será composta a extensão da tabela ASCII, esta extensão são so codigos presentes nas posições 128 até 255.

Na imagens abaixo estão presente duas extensões, da tabela ASCII, usei imagens devido o fato de alguns códigos não serem possíveis reproduzir no navegador. As extensões abaixo são para a ANSI e OEM.

A TAbela ASCII OEM

A tabela abaixo foi criada para uso com terminais físicos, e somente foi usado no DOS, veja que ela é composta além de acentos por simbolos capazes de montar paineis na tela, simulando asim janelas, ou agrupamentos de informações.

Extensão da Tabela ASCII OEM

A Tabela ASCII ANSI

A tabela ANSI extende a tabela ASCII de forma mais focado nos caracteres, atendendo um maior número de linguagens, foi amplamente adotada nas primeiras versões do MS Windows, e também pelas diversas versões Unix, incluindo Xenix e o atual Linux.

Extensão da Tabela ASCII ANSI

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Carlos Delfino

Escrito por:

Desenvolvedor e consultor para projetos com Microcontroladores e Mobile

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