e
quer mais?
Me paga um café! :) PIX consultoria@carlosdelfino.eti.br
Curta o post no final da página, use o Disqus, compartilhe em sua rede social. Isso me ajuda e motiva
Obrigado.
O texto abaixo foi retirado do curso “Publicação de Dados em Formato Aberto”, sugere 10 boas práticas para a publicação de dados abertos
conforme Hyland (Hyland, et al., 2014):
-
Preparar os Stakeholders: esta etapa é voltada para a formação dos usuários que irão criar e manter os dados abertos conectados;
-
Selecionar o Conjunto (Fonte) de Dados: etapa dedicada a definir que se pretende abrir e conectar a outros dados e disponibilizá-los para reuso;
-
Modelar os Dados: com os Stakeholders capacitados e o conjunto de dados definidos, começa-se a etapa de modelagem dos dados conectados. Ou seja, como iremos representar os dados e como eles se relacionam com outros dados e de forma independente de aplicação;
-
Especificar a Licença: nesta etapa a equipe/organização, responsável pelos dados que serão abertos deve, definir especificar a licença que será usada;
-
Nomear boas URIs: esta etapa é o núcleo dos Dados Abertos Conectados e a definição e uso de boas práticas para URIs é fundamental;
-
Usar Vocabulários Padrões: uma das melhores formas de conectar dados é através do reuso de vocabulários conhecidos (ex. Recomendações do W3C);
-
Converter os Dados: Uma vez que a estratégia de modelagem, as boas práticas para URIs foram definidas e os vocabulários a serem reusados foram identificados, vem a etapa de converter os dados da fonte original para representação adequada aos Dados Conectados;
-
Prover acesso aos Dados: esta etapa define quais serão as formas de acesso que seres humanos e máquinas terão aos dados;
-
Anunciar novo conjunto de Dados Conectados: de nada adianta conectar os dados e não anunciar para a sociedade que os mesmos foram disponibilizados. Desta forma, esta etapa cumpre este papel de divulgação do novo Dataset publicado;
-
Reconhecer o papel social: esta etapa é definida para que o responsável por publicação dos dados cumpra com o papel de manter os dados publicados ao longo do tempo.
Não deixe de me pagar um café, faz um PIX: consultoria@carlosdelfino.eti.br de qualquer valor.