Os perceptrons são o tipo de rede neural artificial mais antigo e mais simples, foi idealizado pelo pesquisador Rosenblatt em 1958, ele desejava criar um mecanismo de reconhecimento de padrões geometricos inspirado no funcionamento da retina.

O perceptron é um tipo de rede bem simples composta tipicamente por uma camada, havendo um conjunto de entrada, normalmente função linear, para acoplamento, com a camada interna, já esta camada é do tipo degrau, e finalmente a saída da rede neural é do tipo linear para novo acomplamento.

O perceptron padrão pode ser descrito pela seguinte equação:

Uma boa aplicação do perceptron, seria um algortimo de controle de um sistema de irrigação, feito com o arduino, o perceptron pode facilmente ser implementado para rodar em um arduino recebendo sinais do mundo externo via uma ou mais portas analógicas e assim acionando uma porta digital ou mesmo alterando o valor em uma porta pwm.

Veremos num artigo a frente a implementação deste perceptron.

Uma rede perceptron de dois neurônios

A melhor representação do uso do perceptron é a rede neural do tipo XOR como apresentado abaixo.

A imagem apresenta um perceptron para resposta do tipo XOR.

Segue a baixo a tabela da verdade para o perceptron que símula o XOR.

x y xor
0 0 0
0 1 1
1 0 1
1 1 0

Onde obter mais informações?

Caso esteja buscando aprender mais e compartilhar conhecimento, participe de nosso grupo no facebook: Artificial Intelligence and Neural Network


Carlos Delfino

Escrito por:

Analista de Redes Windows e Linux, Analista de Desenvolvimento em diversas linguagens, incluindo para Microcontroladores, Consultor, mais de 20 anos de experiência no mercado de TICs

Google LinkedIn Digg Reddit StumbleUpon

Atualizado em